Primeira Copa Patesko de Ciclismo, em Campos, tem vitória de João Carlos

Com o apoio da Prefeitura, a Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecierj) realizou, na manhã deste domingo (21/10), a I Copa Patesko de Ciclismo, na área urbana da Campos. Dezenas de competidores se inscreveram em cinco categorias: Geral, Master A, B, C e veteranos. A prova foi um projeto piloto para que o evento seja incluído no calendário da Fecierj e os cinco primeiros colocados de cada categoria receberam medalhas, prêmio em dinheiro e brindes. A homenagem a Patesko, idealizador da tradicional Prova Ciclística do Santíssimo Salvador, que chegou a sua 74ª edição em 2018, foi elogiada.

— É uma homenagem mais que justa, visto que se o ciclismo é forte hoje em Campos, ele foi o maior incentivador, organizando provas pela cidade e região logo após chegar da Segunda Guerra Mundial, em 1945. Ele deixou esse grande legado para todos nós e nossa obrigação é manter viva a tradição do ciclismo no município — destacou o diretor de Ciclismo da Fundação Municipal de Esportes (FME), Afonso Celso Pacheco, também membro da organização da prova.
Mesmo antes do início da prova, os ciclistas que participaram de um "aquecimento" eram só expectativa. "Ciclismo é esporte e esporte é saúde. Com a ajuda dessa atividade consegui curar a ansiedade", revela Lohan Nagib, de 33 anos. "As pessoas devem sair da poltrona e fazer atividades físicas, que ajudam a manter a saúde em dia", completa Vitor Hugo Haddad, 62, seis vezes campeão da Prova de São Salvador.
A largada foi às 8h30, na Praça 5 de Julho, em frente a Secretaria de Educação (antiga Estação Ferroviária), com voltas de de 1,6km que segue pela avenida 28 de Março até a rua Visconde de Inhaúma (antes do antigo campo do Americano) e o retorno, durante uma hora de prova. Além dos atletas de Campos, participaram também ciclistas de São João da Barra, São Francisco de Itabapoana, Macaé, Quissamã e ainda do Noroeste Fluminense, das cidades de Itaperuna e Miracema.

— Temos em Campos ciclistas de alto nível, muitos deles se destacando em todo o país, e isso foi mostrado aqui hoje, com uma prova muito forte, com os atletas andando no limite. Estamos muito satisfeitos, pois a competição muito elogiada, e também por não ter acontecido acidentes. E esperamos o mesmo sucesso na segunda etapa, no dia 9 de dezembro — afirmou o presidente da Fecierj, Rodrigo Rocha.
Categoria Geral (Principal)
1º - João Carlos
2º - Isack Oliveira
3º - Luiz Fernando
4º - Douglas dos Santos
5º - Felipe Iorio

Categoria Master A
1º - Izael Nunes
2º - Areno Miranda
3º - Rodrigo Miranda
4º - Heleno Azevedo
5º - Vinicios Carvalho
Categoria Master B
1º - Nelson Mendes
2º - Roberwando Moraes
3º - Leandro Falcão
4º - Marcos Coutinho
5º - Edson Simão

Categoria Master C
1º - Ricardo Grossi
2º - Getulio Dutra
3º - José Carlos
4º - Vitor Haddad
5º - Cláudio Albertino

Categoria Veterano
1º - Julio Cesar
2º - Romão
3º - Sérgio Barroso