Programação pelo mês do idoso com atividades foram desenvolvidas em Atafona e na sede do município

Palestras, atividade física e confraternização marcaram nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) da sede e do Carrapicho, em Atafona, nesta sexta-feira, 5, as comemorações pelo mês do idoso. As tividades foram desenvolvidas pela Secretaria de Saúde de São João da Barra, por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa.

A ESF da sede levou os idosos para a Praça São Benedito, onde aconteceram atividade física, com o professor Régis Silva, e bingo recreativo.

Já na ESF do Carrapicho, os idosos foram recebidos com café da manhã, roda de conversa sobre envelhecimento saudável com geriatra da rede municipal, Débora Fescina, e atividade física com o educador físico do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Moises Faria.

A médica falou sobre envelhecimento saudável, o que é ter uma boa saúde, para o paciente manter sua capacidade funcional autônoma e independente do seu envelhecimento.

“contamos com medidas de prevenção primárias, mudanças dos hábitos de vida, como alimentação saudável, evitar álcool e o fumo, fazer atividades físicas, rastreio de tumores e doenças que comprometem o envelhecimento, hipertensão, diabetes e osteoporose”, salientou.