Sport x Vasco – Duelo direto contra a zona da degola


Com apenas uma vitória nos últimos cinco jogos, o Sport vai em busca da reabilitação para tentar sair de vez da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro da Série A. Nesse sábado, a equipe pernambucana recebe o Vasco, que também está em situação delicada na parte debaixo da tabela, no Estádio da Ilha do Retiro, em Recife (PE), às 19h, pela 30ª rodada.

Com apenas 27 pontos em 29 jogos disputados, o Sport está na 19ª e penúltima colocação e precisa somar pontos para tentar quem sabe na próxima rodada, sair da zona de rebaixamento. A equipe está a cinco pontos do Vitória, que tem 32 e é o primeiro time fora do Z4. Já o Vasco vive uma situação parecida. Em crescente nas últimas rodadas, o time carioca aparece em 14ª com 34 pontos.

SPORT QUER FAZER JUS AO FATOR CASA PARA VENCER
O Sport tem o jogo do ‘tudo ou nada’ neste sábado. A torcida vive a expectativa do confronto direto contra o Vasco na Ilha do Retiro, em Recife, às 19 horas. Como os dois clubes brigam contra a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, uma derrota dentro de casa pode arruinar os planos do técnico Milton Mendes de seguir vivo na disputa. O treinador, inclusive, já sabe que vai entrar com um time desconfigurado nesta 30ª rodada.

TROCAS NA DEFESA
A principal mudança deve ser a entrada de Cláudio Winck na lateral direita, no lugar de Raul Prata, que foi duramente criticado na derrota por 4 a 0 para o Atlético-PR no último final de semana. Ao seu lado, o zagueiro Ronaldo Alves recebeu o terceiro cartão amarelo e terá que ceder a sua posição para Ernando. Do outro lado, na lateral esquerda, Sander retorna de suspensão e manda Evandro para o banco de reservas.

“O Vasco é um adversário direto para sairmos da zona de rebaixamento. Eles estão com 34 pontos, mas estão por perto e, vencendo a partida, somaremos 30 pontos e ficamos mais perto deles. É um jogo crucial para nossas pretensões. Nesses jogos dentro de casa temos que ser forte. Contamos com o apoio do nosso torcedor”, avaliou Ernando.

Fechando todas as mudanças na linha defensiva do Sport, o goleiro Maílson assume a titularidade, depois que Magrão fraturou o braço – já passou por cirurgia e começou a recuperação, mas está fora do restante da temporada.

Na frente, Hernane Brocador deve ganhar mais uma oportunidade, provavelmente no lugar de Mateus Gonçalves, abrindo Michel Bastos para atuar pelas pontas.

VASCO VAI COM TUDO PARA VENCER
O triunfo sobre o Cruzeiro na última rodada distanciou o Vasco do rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Com 34 pontos, a equipe chegou à 14.ª colocação e pode abrir até seis pontos de vantagem para a zona degola se vencer o Sport em confronto direto neste sábado, no Recife, pela 30.ª rodada.

"Uma vitória, com certeza, significará uma mudança de patamar para a gente, mas precisamos saber que a partida também é decisiva para o Sport. Uma derrota vai obrigá-los a fazer mais de 50% dos pontos que serão disputados, o que é difícil. Esse jogo de amanhã vai definir qual será nosso objetivo daqui para frente", declarou o lateral Ramon nesta sexta-feira.

O jogador, no entanto, evitou projetar sonhos maiores para o Vasco neste Brasileirão. "Se iremos brigar pela Sul-Americana e por um lugar na primeira página da tabela, ou se continuaremos na luta para sair dessa parte inferior até o final... O ânimo e a confiança aumentaram após a vitória sobre o Cruzeiro e temos tudo para fazer um grande jogo."

SEM VENCER FORA
Apesar de enfrentar um adversário desesperado - o Sport é o penúltimo colocado, com 27 pontos -, o Vasco não deve ter vida fácil no sábado. Afinal, o time carioca ainda não venceu fora de casa no Brasileirão e soma apenas sete pontos em 14 partidas longe de seus domínios.

"Sabemos como funciona aqui no Recife. A torcida costuma comparecer em peso e ajudar o time. O Sport possui muitos torcedores e fez promoção para esse jogo, então, o estádio deverá estar cheio. Ficar ligado em todos os momentos é fundamental. Vamos procurar impor o ritmo da partida contra o Cruzeiro desde o início, pois dessa forma teremos mais chances de sair com a vitória", avaliou Ramon.

CURIOSIDADES DO DUELO
-O Vasco da Gama está há quatro jogos sem perder contra o Sport na Série A, com três vitórias e um empate, que foi no único duelo em que jogou como visitante.

- O Sport venceu dois dos últimos quatro jogos em casa no Brasileirão 2018 (1E 1D), isso depois de não vencer nos cinco duelos anteriores (2E 3D).

- O Vasco da Gama ainda não venceu como visitante no Brasileirão 2018, possui sete empates e sete derrotas; e em nenhum desses duelos o time marcou mais de um gol.

- O Sport tem 25 gols no total, 12 deles vieram de uma assistência, o que o faz a única equipe que não chega a 50% da gols assistidos no Brasileirão 2018 (48%). 

- Yago Pikachu (4 gols e 2 assistências) ou Maximiliano López (5 gols e 3 assistências) participaram em 14 dos últimos 15 gols de Vasco da Gama no Brasileirão 2018.

FICHA TÉCNICA
Sport-PE x Vasco da Gama-RJ
19h00
Ilha do Retiro - Recife (PE)

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio - GO
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva - GO e Bruno Raphael Pires - GO

Sport-PE
Maílson; Cláudio Winck, Ernando, Adryelson e Sander; Marcão, Fellipe Bastos, Marlone, Gabriel e Michel Bastos; Hernane Brocador.
Técnico: Milton Mendes

Vasco da Gama-RJ
Fernando Miguel; Rafael Galhardo, Werley, Castan e Ramon; Desábato, Bruno Ritter, William Maranhão, Pikachu e Fabrício; Maxi López.
Técnico: Alberto Valentim