Taekwondo ITF é nova modalidade oferecida em Campos dos Goytacazes

A partir de novembro, a Prefeitura vai oferecer gratuitamente à população, na sede da Fundação Municipal de Esportes (FME), e às crianças e adolescentes assistidos pela Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ) uma nova modalidade esportiva: o Taekwondo ITF. Segundo o professor, mestre Diego Gama, a oferta da modalidade é pioneira em Campos e atende o perfil dos alunos que já praticam Taekwondo WTF, a modalidade mais tradicional.

Na técnica já praticada, os dois competidores utilizam protetores de tórax e capacetes, equipamentos que, segundo Gama, custam cerca de R$ 5 mil. Já na modalidade ITF, todo o material necessário para as competições custa, em média, R$ 700. Além disso, outra grande diferença é que no ITF o atleta usa movimentos com as mãos, não permitidos no WTF.
— O preço mais acessível viabiliza maior participação dos atletas nas competições. Aqui, na FMIJ, temos crianças muito aguerridas, que não têm medo do contato, que dão o melhor de si e exigem o máximo do professor, porque querem evoluir — destacou Diego.

Já na FME, onde a população em geral poderá participar, as aulas do Taekwondo ITF serão ministradas, inicialmente, segundas, quartas e quintas, às 14h, na sede, localizada na Rua dos Goytacazes, 499, Centro. As inscrições podem ser feitas no local. 

O ITF (International Taekwondo Federation) foi fundado em 1966 pelo general Choi Hong Hi e hoje é praticado em diversos países do mundo e em oito estados brasileiros. Em dezembro, nos dias 1º e 2, Campos sediará um seminário de atualização da técnica, ministrado pelo mestre Edimir Kawakubo, presidente da ITF Brasil. A prática do Taekwondo permite aos atletas desenvolverem coordenação, concentração, equilíbrio, consciência corporal, qualidade de vida com combate ao stress e mais saúde, disciplina e autocontrole.