Via Esporte Arthur Bernardes abraça a Campanha Outubro Rosa

 (Foto: Rodrigo Silveira/Arquivo)
No próximo domingo (21), a partir das 8h, o Projeto Via Esporte Arthur Bernardes da Fundação Municipal de Esportes (FME) vai abraçar a campanha “Outubro Rosa”, voltada para a conscientização sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. 

Em parceria com a Inter TV, Ultra Med e Unimed, serão oferecidas várias atividades, como: mesa de frutas, alongamento, caminhada e distribuição de panfletos educativos. “Fico muito feliz de ver que o Via Esporte não é um lugar apenas para atividades esportivas, mas que está sendo um grande ponto de encontro, para causas tão importantes como a prevenção do câncer de mama”, destacou o presidente da FME, Raphael Thuin.  

Dentro da programação educativa, a caminhada terá percurso de 2km, saindo da rotatória em direção à Avenida José Alves de Azevedo (Beira Valão) e depois retorna para o local de saída. As primeiras mulheres a chegar vão receber a camisa do evento. Para animar as participantes, o professor da FME Heraldo Junior fará o aquecimento. A programação contará com o DJ  Beto Gusmão.

A Secretaria Municipal de Saúde também estará presente na mobilização com as equipes do projeto de Tabagismo e Saúde das Mulheres.  Haverá ainda aferição de pressão arterial e teste de glicemia. A equipe Viver Bem da Unimed Campos estará com estande, esclarecendo dúvidas sobre prevenção da doença.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima-se 59,7 mil novos casos novos de câncer de mama, para cada ano do biênio 2018-2019, com um risco de 56.33 casos a cada 100 mil mulheres. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de câncer também é o primeiro mais frequente nas mulheres das Regiões Sul, Sudeste, Centro Oeste e Nordeste. Na Região Norte, é o segundo tumor mais incidente.