Aluno macaense integra delegação brasileira em Jogos Escolares no Peru

O estudante do 8º ano do Ciep Maringá, Thiago Resende Ornelas, vai representar o Brasil, nos XXIV Jogos Sul-Americanos Escolares, que acontecerá de 4 a 6 de dezembro, em Arequipa, no Peru. A participação do aluno-atleta na delegação brasileira foi garantida com a medalha de ouro e de bronze nos Jogos Escolares da Juventude, que aconteceu em novembro, em Natal-RN. Na competição, ele alcançou o tempo de 13 segundos e 90 centésimos, nos 100 metros com barreiras. Com a vitória, ele foi convocado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar ligada ao Ministério do Esporte.

O jovem de 14 anos, embarca neste sábado (1º de dezembro) para São Paulo, onde vai se encontrar com técnicos da Confederação Brasileira do Desporto Escolar e se unir aos demais atletas da delegação brasileira de atletismo. Os Jogos contam com a participação de alunos entre 12 a 14 anos. Participam desta edição 13 países: Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Suriname, Venezuela, Bonaire e Guiana. As delegações vão participar das modalidades de atletismo, natação, basquete, tênis de mesa, xadrez, futsal, handebol e judô.

Aluno do Ciep Maringá desde criança, Thiago é considerado muito disciplinado, e conta com apoio dos pais, profissionais da escola, colegas e do irmão, o também atleta Lucas Resende. "Sou muito determinado. Como atleta, tenho sonhos altos. Quero ser um profissional. Agradeço a todos que me apoiam", conta.

Para a etapa sul-americana, a expectativa, de acordo com o professor do projeto de Atletismo, Hiller Franco, é a conquista de outras medalhas. " om certeza isso será muito importante para o projeto e para toda comunidade escolar, como alunos, profissionais e atletas", pontua.

A atuação de Thiago é motivo de orgulho para os participantes do projeto de atletismo que, atualmente, conta com 150 alunos, a partir de 8 anos de idade e é desenvolvido em parceria com as secretarias de Educação e Esportes. O projeto é aberto à população e acontece desde 2009.

Idealizador do projeto, Hiller Franco, explica que a participação de um atleta do atletismo do Maringá em uma competição internacional mostra a qualidade do trabalho desenvolvido com os alunos. "Contamos com alunos muito comprometidos e com uma equipe de professores de Educação Física maravilhosa. Esta é mais uma oportunidade de incentivar e abrir portas para o empenho de outros atletas. Além disso, é uma chance para o Thiago se empenhar ainda mais para conquistar outras medalhas e fazer parte de provas como estas", comenta o professor.

Os interessados em fazer parte do projeto, podem procurar o Ciep que fica à Rua Dinamarca, 72, Campo D`Oeste. Mais informações pelo telefone 2759-6717.

Comentários