Arthur Santos disputa Campeonato Brasileiro de Triathlon pela equipe Rômulo Santos

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé, oceano, atividades ao ar livre, natureza e água
Neste domingo (18/11) a equipe campista Rômulo Santos, terá participação no mais alto nível do triathlon nacional, com Arthur Santos, disputando no alto rendimento o Campeonato Brasileiro de Triathlon olímpico na categoria Sub-23 no Rio de Janeiro.

18/11 – DOMINGO

Local da Competição – RECREIO DOS BANDEIRANTES

05:00h - ABERTURA DA ÁREA DE TRANSIÇÃO
06:20h - FECHAMENTO DA ÁREA DE TRANSIÇÃO
06:30h - LARGADA (horários das baterias foram definidos no Congresso Técnico)

CATEGORIAS E DISTÂNCIAS DO EVENTO 

STANDARD - 1.5km/40km/10km - somente atletas acima de 18 anos

SPRINT PROMOCIONAL* - 750m/20km/5km - somente atletas acima de 15 anos

HISTÓRIA DA MODALIDADE
O Triathlon surgiu em 1974 na cidade de San Diego, Califórnia (EUA). Um clube de atletismo enviou aos seus atletas uma planilha de treinamentos com exercícios de natação e ciclismo para que usassem nas férias. No retorno às atividades, os treinadores fizeram um teste para saber se os atletas haviam feito a “lição de casa”, que consistia em nadar 500 metros na piscina do clube, pedalar 12 quilômetros em um condomínio fechado ao lado do clube e, finalmente, correr 5 quilômetros na pista de atletismo.

Os atletas gostaram tanto da “brincadeira” que pediram para os treinadores repetirem o programa nas férias seguintes, porém, convidando os guarda-vidas de San Diego para participar, como uma forma de “desafio”. A prova contou com 55 participantes e os atletas levaram nítida vantagem. Para as férias seguintes, em 1976, os salva-vidas propuseram algumas modificações no combinado: um percurso de 700 metros de natação em águas abertas (no mar), um pedal de 15 quilômetros na praia e arredores e por fim 4,5 quilômetros de corrida de cross country. Dessa vez, 95 pessoas participaram do evento, que passou a se repetir regularmente.

Alguns anos depois, no Havaí, um outro desafio fez com que o combinado entre natação, ciclismo e corrida, atingisse um novo patamar. Uma dúvida pairava entre um grupo de ex-oficiais da marinha norte americana: qual era o atleta mais completo? Os nadadores da Travessia de Kailua, de 3,8km? Os ciclistas que percorriam 180 Km da Volta Ciclística de Oahu? Ou os corredores que faziam os Maratona Olímpica do Hawai (42,1km)?

Em outubro de 1977, o ex-oficial John Collins sugeriu então uma prova contendo as três modalidades, praticadas de forma sucessiva e sem intervalos. Quem as concluíssem em menor tempo seria conhecido como “Ironman”, ou “Homem de Ferro” . Meses depois da proposta, em fevereiro de 1978, 15 atletas participaram da disputa, que foi vencida por um motorista de táxi chamado John Haley.

Depois disso, anualmente, no mês de outubro, diversos atletas embarcam para o Havaí sonhando em cruzar a linha de chegada da prova que não apenas ajudou a popularizar o Triathlon” mundo afora, mas também se tornou uma das franquias esportivas mais bem sucedidas de todos os tempos, o Ironman.

O Triathlon chegou ao Brasil em 1981, mas a primeira competição oficial foi realizada somente em 1983, na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

DISTÂNCIAS OFICIAIS
Sprint, também conhecida como Short
750 m de natação / 20 km de ciclismo / 5 km de corrida.

Olímpica, também chamada de Standard
1.5 km de natação / 40 km de ciclismo / 10 km de corrida.

Longa distância, segundo a ITU pode ser o dobro ou até o triplo da distância standard
3 km de natação / 80 km de ciclismo / 20 km de corrida ou
4,5 km de natação / 120 km de ciclismo / 30 km de corrida

Mixed Relay
300m de natação / 8 km de ciclismo / 2 km de corrida

Meio-Ironman, também conhecido como 70.3

1.9 km de natação / 90 km de ciclismo / 21 km de corrida.