Caminhada Ecológica do Peró ocorrerá neste domingo (18/11)


Quem gosta de esportes e é adepto de atividades ao ar livre, tem uma ótima opção para este domingo (18): a caminhada do Circuito Ecológico Peró Mais 2018, realizada pelo portal de turismo Peró Mais. A concentração será às 7h30 em frente ao Hotel Âncora, no final da Avenida dos Pescadores, na Praia do Peró, com partida prevista para às 8h. O trajeto, de 5km, será dividido em três trechos com atrativos diversificados: Vale das Pitangueiras, Mirante das Conchas e Morro do Vigia.

Segundo o organizador, Paulo Bayer, a atividade é aberta a crianças com idade a partir de 10 anos, já que o nível de dificuldade do trajeto é entre fácil e médio. “Teremos trechos de trilha com declives e áreas em costões, mas nada que seja muito difícil. E durante todo o trajeto teremos o apoio de guias turísticos contando um pouco da importância e da diversidade do Parque Estadual da Costa Sol. Será uma caminhada de aproximadamente 3 horas, com três paradas programadas”, explicou.

Para participar da caminhada, era preciso fazer inscrição até quinta-feira (15/11) pelo email pperomais@gmail.com ou pelo telefone (22) 99820-4315, não havia informações sobre prorrogação de prazo. O custo é de R$ 30 e inclui guia de turismo, café da manhã e água mineral. Os passeios também são limitados ao número máximo de 45 pessoas, divididas em três grupos, com saídas a cada 10 minutos.

Em todas as caminhadas, os organizadores contam com atuação de condutores mirins, alunos da Escola Municipal Evaldo Salles, no Peró, que participaram do minicurso de guiamento. Eles fizeram uma pesquisa sobre os pontos turísticos do bairro e agora fazem apresentações para os participantes das caminhadas. Nesta, por exemplo, haverá a atuação de três condutores mirins.

“Esta será nossa oitava caminhada: geralmente fazemos duas por ano. Além desse circuito, temos outros quatro: travessia Peró x Ilha do Japonês, Ilha do Japonês x Farol da Lajinha, campo de Dunas (mais recreativo) e Emerências x Peró, este último um percurso de 17km e que fazemos uma vez por ano. Em todos eles falamos sobre a importância da preservação, sobre a biodiversidade dos lugares, e alertamos para alguns pontos importantes: o uso de protetor solar, roupas leves, boné e tênis, e para não levem nada além de lembranças, não deixem nada além de pegadas, não matem nada além de tempo, não tirem nada além de fotos”, explicou Paulo, lembrando que haverá sorteio de brindes como camisas e vale-compras.