Começam os preparativos para o Sul-Americano de Va’a, em Cabo Frio

Começa neste sábado (17) o XVIII Sul-Americano de Va’a, evento que terá participação de países como Brasil, Argentina, Chile, Guiana Francesa, Panamá, Venezuela, Rapanui, Perú e Taiti num dos cenários mais paradisíacos do Estado do Rio de Janeiro, a Praia do Forte, em Cabo Frio. Até o dia 21, cerca de 500 atletas de canoa havaiana vão disputar o lugar mais alto do podium nas categorias Paravaa, Júnior, Open, Master 40 / 50 / 60 e 70, em canoas individuais, e canoas para seis remadores, com percursos de 3km, 6km, 12km, 16km e 24km.

A montagem da estrutura, no canto da Praia do Forte, já começou. “Estamos mega ansiosos pela realização deste Sul-Americano porque trata-se de um dos campeonatos mais importantes do mundo, e porque em 18 anos, esta é a segunda vez que ele acontece no Brasil. E Cabo Frio é um cenário perfeito para a competição tanto por suas belezas naturais, quanto pelo apoio dos atletas da região que comparecem em peso”, comentou João Castro, diretor da Ecooutdoor Sports Business, organizadora do evento realizado pela Confederação Brasileira de Va’a e Associação Magna de Desportes, com apoio da Prefeitura de Cabo Frio e da Secretaria de Turismo de Cabo Frio, e patrocínio do Restaurante Cabo Grill, Vilarejo, Boutique de Carne e Bramil Supermercados.
E, na competição, o Brasil vem com tudo na luta pelo título Sul-Americano: a delegação é a maior entre todos os países participantes, com 204 atletas (pouco menos da metade do total de inscritos), enquanto Perú, Chile, Panamá, Argentina, Guiana Francesa, Venezuela, Rapanui e Taiti, juntas, totalizam 250 competidores.

A abertura oficial do evento acontece neste sábado (17), a partir das 7 horas, com os canoístas fazendo um reconhecimento das raias para o início oficial da competição, que acontece no dia 18, a partir das 8h, e segue até o dia 21 finalizando com um Torneio Amizade (3 Km) e festa de confraternização.

O torneio terá participação de mais de 2 mil atletas competindo nas modalidades de Canoa Havaiana, Stand Up Paddle, Natação em águas abertas, Paddleboard, Surfski, Triathlon Waterman, Apneia e Beach Run.

“Dois dias depois teremos outro campeonato igualmente importante, o Aloha Spirit (23 a 25), também na Praia do Forte, em Cabo Frio. Será a terceira etapa do Campeonato Nacional, e com resultado válido para o Mundial de Stand Up Paddle, da Paddle League, o que é uma grande novidade, já que esta é a primeira vez que uma etapa do Mundial acontece no Brasil”, contou João.