Etapa de Kitesurf promete agitar Farol de São Tomé a partir desta quinta

Vinte atletas de alto nível participam, a partir desta quinta-feira (15/11), da regata de Kitesurf que vai passar pelo litoral de quatro municípios: São João da Barra, Campos dos Goytacazes, Macaé e Cabo Frio. Na praia campista de Farol de São Thomé, os competidores devem aparecer na tarde desta quinta, permanecendo até sábado (17). O objetivo é mostrar as belezas das praias que cortam estas cidades e divulgar a modalidade esportiva. A etapa conta com o apoio da Fundação Municipal de Esportes (FME). 
— Parabenizo o organizador do evento pela iniciativa de incentivar e divulgar o Kitesurf, o que também fomenta o turismo, já que mostra as belezas de nosso litoral, além de valorizar a parceria entre as secretarias do governo Rafael Diniz — destacou o presidente da FME, Raphael Thuin. 

A previsão é de que os atletas cheguem à orla do Farol de São Thomé nesta quinta às 15h, após surfar por mais de 4 horas na área entre a praia de Atafona, em São João da Barra, e a praia de Campos. Devido à previsão de ventos fracos para sexta (16), não haverá voos neste dia. Eles passam o dia na praia campista, fazendo divulgação da modalidade junto à população e turistas, como explicou o organizador do evento, Luccas Maciel.  
De acordo com Luccas Maciel, por volta do meio-dia no sábado os atletas saem do Farol de São Thomé em direção a Macaé, onde a chegada está prevista para chegar as 16h. No domingo às 9h seguem rumo a Cabo Frio, onde terminam a regata. “Nosso objetivo é fomentar a modalidade esportiva mostrando o potencial que a região tem tanto em belezas naturais quanto em bons ventos”, reforçou Luccas. 
História — O kitesurf chegou oficialmente no Brasil em 2000, quando acontecia o primeiro Circuito Mundial, que teve uma etapa na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Mas vale ressaltar que, anos antes, nas primeiras competições de kite em Maui, o brasileiro Mauricio Abreu se destacou em boa colocação com a estrutura de kite inflável.