Largada para o I Mega Downwind de Kitesurf em São Joao da Barra

A praia de Grussaí, em São Joao da Barra, foi palco de um belo espetáculo de kitesurf nesta quinta-feira, 15, quando foi dada a largada para o I Mega Downwind. A animação foi geral e as vibrações positivas para os atletas do esporte, que pela primeira vez, no estado do Rio de Janeiro, vão percorrer pontos em alto mar jamais ultrapassados por outros velejadores, percorrendo um percurso de 240 quilómetros até a cidade de Cabo Frio.

O atleta capixaba Fernando Moreira é um veterano em Downwind, já participou deste evento no nordeste, e completou os 1.100 quilómetros em oito dias. “Cada evento é uma emoção, porque é tudo diferente. Estou empolgado com este! Vamos ser pioneiros”, disse.  Ele ainda contou da última experiência, há  poucos dias, com o amigo Luccas Maciel, quando fizeram o trajeto Guarapari-Grussaí , em 7 horas e meia.
O sanjoanense Édipo Paes, que já tem na veia a adrenalina do kitesurf, já que é filho do atleta que iniciou o esporte em São João da Barra, Edmilson Paes, partiu com a certeza de completar os 240 km. “Apesar de ter ficado três anos parado, estou preparado para cumprir a missão. Onde quer que eu  vá, tenho a certeza que meu pai está acompanhando”, disse.

O  I Mega Downwind conta com 20 atletas, sendo eles da capital do Rio de Janeiro, São João da Barra, Campos dos Goytacazes, Macaé, Cabo Frio, Espírito Santo e São Paulo. No domingo, eles finalizam o trajeto em  Cabo Frio, na praia do Foguete.
Prestigiaram a largada dos esportistas o secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Edivaldo  Machado, e o Coordenador de Turismo, Gilwagner Miranda.
Segurança - Organizadora, a WP Kitschool se reuniu com a equipe do Kitesurf, representantes da Prefeitura e Marinha para apresentação de brieffing de segurança do I Mega Downwind de Kitesurf, na noite de quarta-feira. “Tudo dentro das normas de segurança, agora é curtir o esporte!”, comentou o instrutor e organizador, Luccas Maciel.