Profissionais do Paraesporte participam do I Curso de Capacitação Paralímpico

 (Foto: Marcos Gonçalves/Arquivo)
Qualificação e aprendizado de novas técnicas para trabalhar com pessoas com deficiências têm sido um grande desafio para profissionais de Educação Física. Visando atender essa demanda, será realizado de quinta-feira (22) a sábado (24), em Campos, o I Curso de Capacitação de Desporto Paralímpico, uma parceria entre a Prefeitura de Campos, o Instituto Superior de Ensino do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora (Isecensa), e a Associação de Profissionais de Educação Física do Norte Fluminense (Apef), com o apoio do Cômite Paralímpico Brasileiro. 

Os profissionais de educação física e acadêmicos interessados em participar podem se inscrever gratuitamente, e as informações sobre vagas podem ser obtidas através do telefone (22) 99864-7652. Durante o curso, serão abordadas as modalidades esportivas de goalball, vôlei sentado e bocha. A carga horária será de 24 horas e os participantes receberão certificado com a chancela do Isecensa e da Universidade Federal de Uberlândia.

A abertura será às 8h, no auditório João Paulo II, no Isecensa, com a participação do grupo de dança do Paraesporte, que vem conquistando os campistas, mostrando que eles podem dançar e encantar as pessoas com muita alegria.

Em seguida, o professor e coordenador do curso de capacitação do Comitê Paralímpico Brasileiro, David Farias Costa, ex-atleta campeão brasileiro de futebol de 5 em 1995, falará a partir das 8h30 sobre a Introdução ao Movimento Paralímpico. Também participa da palestra a professora e mestre em Educação Física, Tatiana Jacusiel Miranda.

A partir das 14h, a mestre Tatiana Miranda fala do Movimento Paralímpico Brasileiro e Internacional, perspectivas e fundamentações do planejamento, difusão e desenvolvimento dos projetos no Atendimento às Pessoas com Deficiência no Comitê Paralímpico Brasileiro. 

O presidente da Fundação Municipal de Esportes, Raphael Thuin, explicou que a oferta do curso vai ao encontro das políticas de inclusão e valorização da pessoa com deficiência estabelecidas na atual gestão municipal.

— Poder oferecer mais esse curso para os profissionais do Projeto Paraesporte é muito importante para o trabalho que a Prefeitura de Campos vem oferecendo à população.  O projeto começou há quase dois anos, e cerca de 900 pessoas com deficiência tiveram suas vidas transformadas pelo esporte. Nossos atletas estão conquistando o mundo e já temos 14 atletas classificados para os Jogos Mundiais de Verão das Special Olimpics, mostrando que estamos no caminho certo — destacou. 

Confira a agenda de palestras para os dias seguintes:

Dias 23 e 24/11/2018. 
8h às 12h, e das 14h às 18h (carga horária de 16 horas)

Goalball – Prof. Esp. Paulo Sérgio Miranda.
Local: Isecensa, sala 134 (2ª andar) – Teoria. Ginásio de Esportes do Setor D – Práticas. 

Bocha Adaptada – Prof.ª Ms. Marília Garcia Pinto.
Local: Isecensa, sala 135 (2ª andar) – Teoria. Quadra Coberta – Práticas. 

Voleibol Sentado – Prof. Danilo Ribeiro de Novaes.
Local: Isecensa, sala 136 (2ª andar) – Teoria. Quadra de Voleibol, térreo do prédio principal – Práticas.