Aluno macaense é medalha de ouro nos Jogos Sul-americanos no Peru

A Educação de Macaé está comemorando a vitória do aluno-atleta Thiago Resende Ornelas, que ganhou, nesta semana, duas medalhas de ouro nos XXIV Jogos Sul-Americanos Escolares, realizado em Arequipa, no Peru. O primeiro lugar no pódio foi garantido nas provas de revezamento 4x75 e 100 metros com barreiras, em que atingiu o tempo de 13 segundos e 66 centésimos. A conquista de Thiago é um dos destaques de sites esportivos e da página da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE). Ele é o primeiro estudante da rede municipal a conquistar medalha internacional.

Thiago, que é aluno do Ciep Municipal Maringá (Campo D´Oeste), só retorna para o Brasil no próximo domingo (9). Ele foi convocado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar ligada ao Ministério do Esporte e se tornou destaque em uma das principais competições da América do Sul com a participação de 13 países. Os Jogos contam com alunos de escolas públicas e privadas, entre 12 a 14 anos, representantes da Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Suriname, Venezuela, Bonaire e Guiana. As delegações participam das modalidades de atletismo, natação, basquete, tênis de mesa, xadrez, futsal, handebol e judô. A competição é promovida pelo Conselho Sul-Americano, que reúne os países da América do Sul.
O Brasil é um dos principais destaques dos Jogos Sul-Americanos Escolares de 2018. O país passou a ser o maior ganhador de medalhas nos esportes individuais e coletivos. As emoções finais estão reservadas para esta sexta-feira (7), com a realização das grandes decisões e cerimônia de encerramento. 

Empenho - A integração de Thiago à delegação brasileira aconteceu depois da medalha de ouro e bronze, conquistadas por ele nos Jogos Escolares da Juventude, que aconteceu em novembro, em Natal, Rio Grande do Norte (RN). Na competição de 100 metros com barreiras, ele alcançou o tempo de 13 segundos e 90 centésimos.

Disciplinado, o estudante de 14 anos, que iniciou a vida escolar no Ciep Maringá, comemora a conquista. "Fiquei muito feliz em poder participar. Sempre sonhei em estar em uma competição como esta. Meus pais, irmão, o também atleta Lucas Resende, e toda a escola me apoiaram. Fiz o melhor e estou muito emocionado em representar o Brasil e trazer estas medalhas para Macaé", afirma o aluno do 8º ano, que se dedica ao pentatlo (provas de 100 metros com barreira, salto em altura, arremesso do peso, salto em distância e 800 metros rasos).


Thiago faz parte do projeto de atletismo do "Maringá" que, atualmente, conta com 150 alunos, a partir de 8 anos de idade e é desenvolvido em parceria com as secretarias de Educação e Esportes. A iniciativa é aberta à população e acontece desde 2009. Idealizador do projeto, Hiller Franco, se mostra orgulhoso com as vitórias e comprometimento de todos os alunos medalhistas da escola.
"Estamos felizes com o empenho de todos os atletas e apoio de toda comunidade escolar. Quanto ao Thiago, desde agosto, ele se dedicou e se destacou melhorando marcas. No Sul-Americano, ele superou limites, recuperou o tempo e conquistou a medalha. Os pais e todos do Ciep Maringá estão muito orgulhosos. A vitória do Thiago é uma oportunidade para ele e outros se dedicarem ainda mais e conquistar outras medalhas em outros campeonatos", conclui o professor.