Americano já sabe quem poderá enfrentar na Copa do Brasil, sorteio será dia 13 de dezembro


A temporada 2018 mal acabou e a CBF já revelou que sorteará os confrontos da primeira fase da Copa do Brasil de 2019 no próximo dia 13, uma quinta-feira. A entidade anunciou que a cerimônia acontecerá em sua sede, no Rio, a partir das 20 horas.

A primeira fase da Copa do Brasil é realizada em jogo único, com mando de campo do time de posição inferior no ranking de clubes da CBF. Na etapa seguinte, também em confronto único, os mandos são definidos no sorteio que será realizado na quinta da semana que vem.

O Americano de Campos que está no Pote G, já sabe quem poderá enfrentar na primeira fase: o adversário sairá do Pote C: que possui Luverdense, Juventude, CRB, Vila Nova, Londrina, Náutico, Oeste, Joinville, Boa Esporte e Brasil de Pelotas. Ou seja um destes 10 clubes jogará com o Americano, sendo o clube campista mandante em partida única e tendo que sair vencedor do jogo para avançar de fase.

ENTENDA
Os 80 times da primeira fase foram distribuídos em oito potes. O Grupo será formado por A, B, C e D, enquanto o Grupo B terá E, F, G, G. Os confrontos serão entres os times: A x E, B x F, C x G, e D x H. Dando assim uma ideia de quem as equipes irão enfrentar na primeira fase.                                                                                                                 
Resta apenas uma vaga para fechar os 80 participantes da Copa do Brasil 2019. Esse lugar está reservado para o campeão da Copa FMF, que está em sua fase semifinal. Dom Bosco, Mixto, Operário e Poconé disputam para chegar ao torneio nacional.

VEJA A DISTRIBUIÇÃO DOS GRUPOS
Pote A
Santos, Corinthians, Chapecoense, Botafogo, Fluminense, Vasco, Bahia, Sport, Vitória e Ponte Preta.

Pote B
América-MG, Coritiba, Avaí, Figueirense, Ceará, Goiás, Atlético-GO, Paraná, Santa Cruz e Criciúma.

Pote C
Luverdense, Juventude, CRB, Vila Nova, Londrina, Náutico, Oeste, Joinville, Boa Esporte e Brasil de Pelotas.

Pote D
ABC, Guarani, CSA, Botafogo-PB, Cuiabá, Tupi, América-RN, ASA, Remo, Ypiranga (RS).

Pote E
Tombense, Moto Clube, Rio Branco (AC), Juazeirense, Campinense-PB, Aparecidense-GO, River-PI, Ferroviário CE, Autos-PI e São José-RS.

Pote F
URT-MG, Brusque, Itabaiana-SE, Central-PE, Sinop-MT, Boa Vista-RJ, São Raimundo-PA, Sergipe, São Raimundo-RR e Real Ariquemes-RO.

Pote G
Imperatriz-MA, Brasiliense-DF, Tubarão-SC, Manaus, Corumbaense-MS, Palmas, Fast Club-AM, Americano-RJ, Atlético-CE e Foz do Iguaçu.

Pote H
Votuporanguense-SP, Ypiranga-AP, Sobradinho-DF, Serra-ES, Operário-MS, Bragantino-PA, Galvez-AC, Santa Cruz (RN), Avenida-RS e campeão da Copa FMF.

Vale lembrar que o regulamento do ano que vem será o mesmo utilizado nas duas últimas temporadas. Nesta primeira fase o duelo é em jogo único e o time que estiver pior posicionado no ranking da CBF, no caso os do pote F, atuam em casa. Porém, os visitantes atuam por um empate para avançar.

Os potes e confrontos levam em conta o ranking dos clubes, quem está melhor posicionado, vai a casa do adversário podendo empatar para avançar para segunda fase da competição.

Em 2019, a Copa do Brasil chegará à sua 31.ª edição da história. Além de ter vencido as últimas duas, o Cruzeiro é o maior campeão do torneio, com seis troféus, seguido por Grêmio, com cinco, Flamengo, Corinthians e Palmeiras, com três. Fluminense, Vasco, Santos, Internacional, Sport, Atlético-MG, Criciúma, Juventude, Paulista e Santo André venceram uma vez cada.

Atual bicampeão do torneio, o Cruzeiro entra na competição apenas nas oitavas de final, assim como todos os participantes da Libertadores - Palmeiras, Flamengo, Internacional, Grêmio, São Paulo e Atlético-MG -, o Atlético-PR, sétimo colocado do Brasileirão, o Sampaio Corrêa, campeão da Copa Nordeste, o Paysandu, campeão da Copa Verde, e o Fortaleza, vencedor da Série B.