Faltando duas semanas para o Carioca 2019, entenda o confuso regulamento


Faltam apenas duas semanas para começar a Seletiva, primeira fase do Campeonato Carioca 2019. O Campeonato Carioca de Futebol de 2019 será a 118ª edição da principal divisão do futebol no Rio de Janeiro. A disputa será organizada pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ).

A competição vai começar em 22 de dezembro, com uma fase preliminar, envolvendo seis clubes – América, Americano, Goytacaz, Macaé, Nova Iguaçu e Resende. Dois deles seguem adiante para a disputa com os outros dez já classificados.

O regulamento do Carioca é único no País e muito questionado por torcedores e dirigentes de clubes. Difícil explicar para muitos que acompanham o futebol do Rio o porquê de o campeonato de um determinado ano ser iniciado no ano anterior. De todo modo, isso foi aprovado pelos participantes.
Resultado de imagem para goyta-cano
Mas nunca é demais ressaltar que o clube que se opõe às propostas da federação carioca teme represálias - notadamente se não for um dos quatro grandes. Portanto, a unanimidade ali nem sempre tem razões meramente esportivas.

A forma de disputa é tão curiosa que deixa sob risco os clubes que subiram da Série B para a Série A em 2018, no caso, América e Americano. Eles podem voltar imediatamente para a Segunda Divisão se ficarem em último num torneio da morte.

Para o torcedor tentar entender como se dá o Carioca é preciso paciência. A fase preliminar, em turno único, no qual os seis clubes se enfrentam, define dois classificados para compor o grupo de 12 que, de fato, vão jogar a Série A.

Dos seis clubes que começam o campeonato em dezembro, os quatro piores participam na sequência de um torneio (da morte) em que os dois últimos caem para a Série B. E o que acontece com os outros dois que sobram? Ficam numa espécie de purgatório até dezembro do ano seguinte. Ou seja, nem participam da Série A, nem da Série B.

Entendeu? Realmente não é fácil. No site http://www.fferj.com.br/Campeonatos?alias=1 é possível conferir em detalhes esse regulamento.

A lista dos dez pré-classificados para o Carioca de 2019 inclui Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo, Bangu, Volta Redonda, Madureira, Portuguesa, Cabofriense e Boavista.

Quando os 12 clubes se juntarem, eles serão divididos em dois grupos: A e B. Vão jogar cinco vezes com os da mesma chave na Taça Guanabara (primeiro turno), e os dois melhores de cada chave formarão as semifinais, que será realizada em jogo único. Os vencedores decidem o título da Taça Guanabara, também apenas em uma partida.

Depois, na Taça Rio (segundo turno), os clubes enfrentam os adversários do outro grupo. Na sequência, a fórmula se repete.

Para a decisão do Estadual, estão programadas duas semifinais, com os ganhadores das duas Taças e outros dois clubes que tiverem somado mais pontos que os demais. Em seguida, o campeão sairá da disputa de duas partidas. Caso um mesmo clube vença a Taça Guanabara e a Taça Rio, ele estará automaticamente classificado para a final da competição. Haveria, assim, apenas uma semifinal, entre dois clubes mais bem pontuados na competição.