Final em Xerém fará Campos percorrer 255 km a mais que Nova Cidade

A decisão da Série B2 do Campeonato Estadual entre Nova Cidade e Campos será nesta quarta-feira (5), às 16h, no Estádio de Los Larios, em Xerém. Um campo neutro, como prevê o regulamento da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (FERJ), uma novidade para o regulamento de 2018. No entanto, em termos de distância, a estrada será bem mais longa para o Roxinho.

Da sede do clube, no bairro Parque Leopoldina, em Campos dos Goytacazes, até o Los Larios, em Xerém, casa do Tigres do Brasil, a distância é de 295 km. Por sua vez, o Nova Cidade, de Nilópolis, vai percorrer somente 40 km. Uma diferença de 255 km - quase três horas a menos nas estradas BR-101 e BR-040. 

É bom destacar que o Nova Cidade, oficialmente, não participou da decisão, já que o mando de campo das finais é de responsabilidade da FERJ. Em 2018, na B1 e na B2, as finais de turno foram realizadas com mando sorteado e as finais gerais tiveram local escolhido pela entidade. O próprio Roxinho disputou a decisão do primeiro turno contra o Maricá no Ângelo de Carvalho.

O Campos, aliás, precisou subir duas vezes. Depois de eliminar o Queimados e garantir a vaga na final, o STJD ordenou que o Maricá, absolvido nos tribunais em última instância, voltasse à competição. O Roxinho jogou novamente e venceu. Portanto, precisou de quatro ao invés de duas partidas para alcançar o acesso.

Nova Cidade e Campos, aliás, já fariam a decisão do campeonato antes do retorno do Maricá e, na ocasião, a FERJ havia marcado o compromisso para o Elcyr Resende de Mendonça, em Saquarema, uma espécie de "meio do caminho". O jogo, no entanto, acabou suspenso pelo STJD. Na remarcação, a Baixada Fluminense foi a região escolhida para receber a final.

Situação semelhante ocorreu na Série B1, quando America e Americano decidiram a competição no Estádio Nilton Santos, como preliminar de Fluminense x Grêmio, no Maracanã. A entidade, na ocasião, justificou a escolha para viabilizar a transmissão em rede nacional pela TV.  O duelo, inclusive, aconteceu às 13h. 

Fonte: FutRio