Torneio de Verão de Barco a Vela movimenta São João da Barra

Domingo, 2 de dezembro, aconteceu a primeira etapa do Torneio de Verão de Barco a Vela de São João da Barra. A saída foi na Ilha da Convivência, e a chegada no Cais dos Competidores, no centro da cidade.

Participaram 13 embarcações, em um total de 4 etapas. A segunda está prevista para o dia 22 de dezembro e, as outras duas, nos dias 12 de janeiro e 9 de fevereiro. A realização é da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer.

A competição de barco a vela é um dos mais tradicionais eventos esportivos de São João da Barra e reúne profissionais da pesca artesanal em canoas utilizadas no trabalho diário. Além do Torneio e verão outras competições acontecem no decorrer do ano.

O sistema de disputa do Torneio de Verão terá uma inovação em relação aos demais circuitos realizados. A cada etapa, os competidores serão divididos em dois grupos por meio de sorteio. A largada de um grupo para o outro terá uma diferença de 5 minutos.

A pontuação, por ordem de colocação, será feita dentro de cada um dos grupos nas quatro etapas. Para definir a classificação final do circuito, no entanto, serão somados os pontos dos 13 competidores no geral.