Famílias curtem o domingo na reabertura do Via Esporte Arthur Bernardes

A temporada 2019 do Via Esporte Arthur Bernardes começou repleta de atividades para todas famílias. Neste domingo (17), a programação contou com corrida, treinamento funcional, dança e capoeira. O projeto desenvolvido pela Prefeitura de Campos, através da Fundação Municipal de Esportes (FME), vai completar dois anos promovendo lazer e incentivando a prática de atividades físicas.

"Tenho certeza que este será mais um ano de sucesso do Via Esporte. Desde 2017 que estamos transformando esse trecho da Avenida Arthur Bernardes em uma grande área de lazer todos os domingos. Resultado da sensibilidade do prefeito Rafael Diniz e do presidente da Fundação, Raphael Thuin, em promover um espaço onde todas as pessoas podem passar uma manhã de domingo agradável. E estamos preparando muitas atividades boas para este ano", ressaltou o diretor de eventos da FME, Júlio Siqueira.
Neste primeiro domingo do Via Esporte deste ano, o grupo Amigos Corredores promoveu uma mini competição de corrida amadora e arrecadou alimentos não perecíveis que serão destinados para uma instituição filantrópica. "Sempre buscamos trazer uma ação social aliada ao incentivo do esporte e o Via Esporte, para nós, é um projeto que oferece muitas oportunidades para realizarmos nossas ações. Sem contar que é um espaço público bastante agradável para todos", disse Fábio Zacarias, um dos integrantes do grupo Amigos Corredores.

Logo após a corrida, o professor Joelson Júnior agitou a galera com um circuito de treinamento funcional. "Os atletas amadores já vinham buscando um espaço legal para praticarem suas atividades e com o Via Esporte isso se tornou possível. Agradecemos a iniciativa do governo Rafael Diniz junto ao pessoal da FME, um projeto louvável que abrange a família em geral", destacou Júnior.
O Via Esporte deste domingo também contou com a participação de 21 crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro de Referência de Assistência  Social (CRAS) da Penha. "Trouxemos uma parte dos nossos assistidos pela primeira vez para passar uma manhã diferente, para que eles possam ter contato com atividades que não são comuns ao dia a dia deles. Cada mês desenvolvemos projetos diferentes e este mês estamos enfatizando as regras de convivência", explicou a psicóloga Débora Carvalho.

A dança ficou por conta do professor Heraldo Júnior e sua equipe. "É muito importante e agradável estarmos mais um ano no Via Esporte incentivando atividades físicas, animando as pessoas e promovendo saúde, consequentemente. Só temos a agradecer todo o esforço de todos os envolvidos no projeto", destacou o professor.
Para finalizar a programação deste domingo, o grupo Gingaê de Capoeira, comandado pelo mestre Touro, fez uma apresentação. "Além de fazer parte da cultura afro, a capoeira também é um exemplo de esporte e pode ser praticado por todos, desde crianças a idosos", comentou o mestre Touro.

Além das atividades físicas, agentes da Guarda Civil Municipal (GCM), que auxiliam no fechamento do trânsito no trecho, aproveitaram para fazer panfletagem sobre o RondaeTran, com orientações sobre os cuidados que pedestres, ciclistas, motoristas, motociclistas devem ter, além de equipamentos de segurança e a função da GCM. Os agentes também circularam com quadriciclos e crianças tiveram a oportunidade de dar um passeio no veículo.
O barbeiro Patrício Alejandro foi uma das pessoas que aproveitou o primeiro dia da temporada 2019 do Via Esporte. "Sempre que posso venho praticar atividade física aqui na Arthur Bernardes e esse projeto é bem bacana para incentivar ainda mais essa prática", disse.

O Via Esporte foi criado em maio 2017 com a proposta de oferecer à população um espaço com segurança para lazer e prática esportiva. Aos domingos, a Arthur Bernardes fica fechada entre a BR-101 e Avenida José Alves de Azevedo, das 7h30 às 13h30, pela Guarda Civil Municipal (GCM). O projeto conta ainda com ambulância da Secretaria de Saúde e área para estacionamento com entrada pelo Trevo do Índio. 
Além da GCM e Secretaria de Saúde, o Via Esporte da Arthur Bernardes conta ainda com o apoio do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) e Superintendência de Postura.

Comentários