Paraesporte: Abertos os Jogos Mundiais das Olimpíadas Especiais em Abu Dhabi


As equipes de futsal e vôlei de praia do Paraesporte de Campos — o maior projeto público esportivo do país voltado para pessoas com deficiência — participaram, nesta quinta-feira (14) ao meio-dia (horário de Brasília), da abertura oficial dos Jogos Mundiais das Olimpíadas Especiais, no Estádio Xeique Zayed. As olimpíadas acontecem desta quinta até 21 de março em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.

A solenidade reuniu 7 mil atletas de mais de 170 países para participar de 24 esportes de estilo olímpico sancionados oficialmente e que são apoiados por mais de 20 mil voluntários do maior programa de trabalho voluntário já realizado. Doze atletas de Campos, além da comissão técnica integram a Seleção Brasileira. A viagem está sendo custeada pela Olimpíadas Especiais Brasil (OEB).  
O coordenador do Paraesporte, Fábio Coboski, destaca que os brasileiros são muitos queridos nos Emirados Árabes e os alunos tiveram três dias de adaptação com visita a pontos turísticos e culturais. "Essa experiência está sendo muito rica para cada um deles, que está vencendo a distância da família e ao mesmo tempo ganhando autonomia”, disse.

Nos dias que antecederam a abertura, a equipe de vôlei de Campos participou de seletivas da Seleção Brasileira contra as equipes da República Dominicana, Finlândia e os donos da casa. Enquanto que o time de futebol enfrentou o Nepal e a Itália.

Quatorze equipes de futsal vão participar das competições são elas: Brasil, Nepal, Emirados Árabes, Egito, Irá, Indonésia, França, Itália, Porto Rico, Paquistão, Síria, Lituânia, Kuwait e Cazaquistão. Já no vôlei de praia: Emirados Árabes, Argélia, Iraque, Quênia, Síria, Uruguai, Finlândia, Sérvia, República Dominicana e o Brasil. Das seletivas serão divididos os grupos.

Projeto - O Paraesporte foi criado e implantando em abril de 2017, pela Prefeitura de Campos, e inicialmente atendia cerca de 100 pessoas com deficiência. Atualmente, são cerca de 900 pessoas atendidas e que participam de atividades esportivas como iniciação desportiva, atletismo, bocha, dança, ginástica rítmica, vôlei de praia, natação, entre outras modalidades. E a expectativa é de ampliar este ano, implantando mais duas modalidades tênis de mesa e capoeira.

Comentários