Alunos do Projeto Grande Sacada têm aulas de educação ambiental e em saúde

Os alunos de vôlei de praia do projeto “Grande Sacada” tiveram uma aula diferente nesta quinta-feira (11). Eles receberam orientações ambientais e em saúde oferecidas pelos professores do Instituto Federal Fluminense-IFF campus Guarus, o biólogo Vitor Guimarães Correia e o enfermeiro Rômulo da Silva Viana. As palestras educativas foram realizadas na turma da manhã e tarde.

Temas com a destinação correta dos resíduos e o desperdiço de água foram apresentados pelo biólogo, que focou a importância da conscientização para garantir um planeta mais equilibrado, evitando tragédias como enchentes. A questão das doenças transmissíveis também foi apresentada aos alunos que observaram atentamente as orientações. Os estudantes do curso de enfermagem do IFF sob a supervisão do enfermeiro Rômulo Viana, também prestou esclarecimentos aos familiares, assim como aferição da pressão, teste de glicemia e avaliação de IMC.
A iniciativa foi aprovada pela dona de casa Ariane da Silva Pessanha, que tem três filhos fazendo atividades esportivas na Fundação Municipal de Esportes (FME). Carlos Augusto Barbosa, 12 anos, Maria Cara Pessanha, 9 anos e Lucas André Barbosa, 6 anos. 

“Achei muito importante a palestra educativa para as crianças que, além de trabalhar a importância do esporte para a formação deles, ainda receberam orientações ambientais e de saúde”, comentou Ariane.  
De acordo com o professor voluntário do projeto “Grande Sacada” Edison Marcos Barreto Filho, esse é um trabalho pioneiro, que será levado para outros polos onde funciona o projeto. Nos próximos dias 28 e 29 novas ações serão realizadas na FME, quando estará acontecendo o campeonato de vôlei de praia.

O projeto “Grande Sacada” é uma parceria da Fundação Municipal de Esportes com a Cooperativa Sicoob Fluminense que foi firmada há dois anos e que atualmente atende a cerca de 200 alunos, entre os polos que funcionam na sede da FME, Praças do Parque Santo Amaro e Nova Brasília e o Jardim São Benedito.

Comentários