Baleiense é campeão na categoria sub-13 do 36º Fest Verão

A equipe sub-13 do Baleiense foi a primeira a levantar o troféu de campeã no 36º Fest Verão de São Pedro da Aldeia. Em noite de muitos gols, o time da Baleia venceu o Vila Naval de virada por 8 a 5 e, além do título, também levou os prêmios de artilheiro da competição e defesa menos vazada. Pelo veterano, o Mossoró garantiu a vaga na final ao derrotar o Olaria por 6 a 3. No jogo de fundo, os invictos Bandeirante da Baleia e Portinho entregaram uma partida eletrizante. Levando a melhor com o placar de 8 a 3, a equipe do Porto enfrenta o Cruz Azul na grande final da categoria adulto. O torneio continua nesta sexta-feira (12), a partir das 18h, com desafio de beach soccer feminino e as finais do sub-15 e sub-17.

O subsecretário de Esporte e Lazer, Thiago Costa, e a secretária de Saúde, Francislene Casmiro, prestigiaram o evento. “Parabéns a toda garotada do sub-13 pelo belo torneio que fizeram. As crianças são o futuro do esporte em São Pedro da Aldeia e nós ficamos muito felizes em poder proporcionar um evento como o Fest Verão”, comentou Thiago Costa.
A tabela da noite teve início com a decisão da categoria sub-13, entre Vila Naval e Baleiense. O Vila Naval dominou o primeiro período, com Vinicius Santa Ana marcando dois gols e deixando o placar em 2 a 0. A equipe da Baleia diminuiu a diferença em uma cobrança de falta de Pedro Arthur Teixeira, mas o capitão do Vila Naval, Rafael Lima, aumentou a vantagem  e Vinicius Santa Ana voltou a marcar, deixando o placar em 4 a 1.

O Baleiense buscou a reação com Pedro Arthur Teixeira, Gustavo Machado e Gabryel Santos, que viraram o placar para 5 a 4. Uma grande defesa do goleiro impediu o empate nos últimos instantes do segundo tempo. O time da Baleia cravou a vitória no último período com mais três gols de Pedro Arthur Teixeira, o artilheiro da competição com saldo recorde de 27 gols. Rafael Lima marcou novamente para o Vila Naval, porém o apito final consagrou a vitória do Baleiense por 8 a 5.
O título de defesa menos vazada, decidido no último jogo, também foi para o Baleiense. O técnico da equipe, José Maria Assis, falou sobre a conquista. “A final foi bastante difícil e o adversário valorizou muito a nossa vitória. O início da competição foi árduo, nossa luta foi constante, mas terminamos de forma invicta. Quero parabenizar a todos que sempre nos apoiaram e estavam juntos nos treinos e jogos. Que vivam as categorias de base e que tragam novos futuros para o esporte dentro do município”, afirmou o treinador.

Na segunda disputa da noite, Olaria e Mossoró duelaram pela última vaga na final da categoria veterano. O placar foi aberto logo aos 49 segundos, por Cleber Souza em cobrança de pênalti favorável ao Mossoró. O Olaria empatou logo em seguida, aos 1’42’’, com Darlã Silva. O Mossoró ganhou a partida de 6 a 3, com gols de Cleber Souza (3), Reginaldo Silva (2) e Elvis Pinheiro. Diminuíram para o Olaria Paulo Cézar Souza e Darlã Silva (2). O título do veterano será decidido neste sábado (13), às 20h30, contra o Estrela de Pedra.
Com o apoio das torcidas, Bandeirante da Baleia e Portinho fizeram uma partida eletrizante, digna de duas equipes que chegaram à semifinal invictas. O time da Baleia abriu o placar com Adriano Conceição, aos 8’22’’ de um primeiro período que exigiu bastante dos dois goleiros, mas não conseguiu sustentar. O Portinho empatou o jogo com Filipe Campos e abriu vantagem com dois gols de Carlos Augusto Gonçalves. Thiago Souza descontou para o Baleiense.

Apesar de todos os esforços da equipe adversária, os jogadores do Portinho dominaram a partida e garantiram a vaga na final da categoria adulto por 8 a 3. A equipe do Porto disputa o título neste sábado (13), às 22h, contra o Cruz Azul, em uma reedição do último jogo da terceira rodada do torneio. Marcaram para o Portinho Filipe Campos, Carlos Augusto Gonçalves (4), Luan Silva (2) e David Pires. Descontaram para o Bandeirante da Baleia Adriano Conceição, Thiago Souza e Thiago dos Santos.
Além do apoio da Secretaria de Saúde, da Polícia Militar e das Guardas Ambiental e Municipal, o Fest Verão conta com a parceria da equipe de socorristas da filial aldeense da Cruz Vermelha Brasileira. O presidente do órgão, Victor Marcelo Santos, falou sobre a iniciativa. “Nós temos socorristas qualificados em primeiros socorros e suporte básico de vida, o que nos qualifica a atender em diversos ambientes e um deles é o futebol de areia. Estamos atendendo dentro de quadra e também nas arquibancadas”, comentou.

Comentários