Pan 2019, faltam 103 dias: Ana Marcela e Diogo Villarinho vencem os 5km no Maria Lenk

Na Praia Vermelha, no Rio de Janeiro, neste domingo (14), aconteceu o Troféu Brasil Maria Lenk 2019 com a prova de Maratona Aquática 5km, que garantiu vaga para o Mundial para os dois primeiros colocados de cada categoria: Diogo Villarinho, com 58m46s, e Allan do Carmo, com 58m48s, (a vaga está ainda a confirmar pela CBDA, já que houve empate técnico com Fernando Pontes) no masculino e Ana Marcela Cunha, com 56m02s00, e Viviane Jungblut, com 56s02s10, no feminino.

“A Viviane e eu estamos muito bem a nível mundial. Foi uma prova boa, um bom treinamento e mostra que estamos no caminho certo. Foi uma prova bem forte, pois o pessoal que está aqui também vai disputar a piscina e todos estão em ótima forma”, falou a campeã Ana Marcela Cunha.

“Foi uma prova com um ritmo forte. No final, consegui me manter na frente e garantir a classificação. A expectativa é alta, pois, desta vez, vou nadar os 10 km, que é seletiva olímpica, e os 5 km. Podemos dizer que estou evoluindo e fico feliz com isso”, completou Viviane Jungblut.

Ao todo foram trinta e nove participantes, vinte e três homens e dezesseis mulheres. Além dos classificados para o mundial, os primeiros colocados foram: no masculino Diogo Villarinho (Minas), Allan do Carmo (ACEB), Fernando Pontes (Grêmio Náutico União) e Enzo Kiharra (Corinthians) e Guilherme Toledo (Corinthians); no feminino Ana Marcela Cunha (UniSanta), Viviane Jungblut (Grêmio Nautico União), Betina Lorscheitter (Corinthians), Gabriela Cordeiro (Minas Tênis Clube) e Arícia Pereê (ACEB).

“Fiquei em terceiro na prova de 10 km e não tinha garantido a vaga ainda. Ficou aquele sentimento do quase, mas, agora, está tudo certo. Estou mais aliviado. É uma felicidade grande estar no meu terceiro Mundial. Poucos nadadores têm três Campeonatos Mundiais na carreira. Estou bem feliz e com a expectativa para o Mundial”, contou Diogo Villarinho.

O Mundial será realizado em Gwangju, na Coreia do Sul, em julho. Além da prova dos 5km, a prova de 10km no Mundial classifica os dez primeiros colocados direto para os Jogos Olímpicos em Tóquio 2020. Os brasileiros credenciados por ranking na prova olímpica são: Allan do Carmo e Victor Colonese, no masculino, e Ana Marcela Cunha e Viviane Jungblut, no feminino.

O Troféu Brasil Maria Lenk agora continua com as provas da piscina. A competição volta a partir da próxima terça (16), no Parque Aquático, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Comentários