Paraesporte: comemorações marcam dois anos do projeto que atende mais de mil pessoas

O prefeito Rafael Diniz prestigiou na manhã deste sábado (13) as comemorações que marcam dois anos do projeto Paraesporte Campos, que vem incentivando a inclusão através de atividades desenvolvidas pela Fundação Municipal de Esportes (FME). Ao longo desse período, o Paraesporte já mudou a vida de mais mil pessoas.

Ao lado de sua mãe Beatriz Diniz, o prefeito destacou o projeto como "a menina dos nossos olhos". "Gostaria de expressar a minha alegria em estar aqui comemorando os dois anos desse projeto que é tão especial para nossa gestão. É muito emocionante olhar para trás e perceber o quanto avançamos na qualidade desse trabalho. Inicialmente, a gente pensava em dar oportunidade para as famílias que ficavam em casa sem ter um apoio, mas a nossa equipe da Fundação de Esportes foi muito além disso, mesmo com o mínimo de recurso. A gente quer formar paratletas sim, mas antes de tudo formar cidadãos e promover a inclusão social, que é a nossa maior conquista. Hoje estamos completando apenas mais um ano de uma eternidade de conquistas que o Paraesporte ainda irá alcançar", afirmou Rafael Diniz, que foi homenageado pelos alunos do Paraesporte e entregaram uma placa ao prefeito.
O presidente da FME, Raphael Thuin, destacou que o Paraesporte é o maior projeto público esportivo do país voltado à pessoas com deficiência. "Quem me conhece sabe o amor que tenho por esse projeto. O prefeito Rafael Diniz foi um grande incentivador para que colocássemos em prática o projeto e falava sobre o Paraesporte antes mesmo de ser eleito. Então, eu só tenho a agradecer a todos que abraçaram essa ideia, principalmente famílias que confiaram a nós poder cuidar de seus filhos e filhas", disse ele, que também recebeu uma placa das mãos da aluna Márcia Regina.

Outro homenageado foi o coordenador do Paraesporte, Fábio Coboski, que saiu de Rio das Ostras para auxiliar na implantação do projeto em Campos. "Hoje é um dia muito feliz e de muita emoção. Sozinho a gente não consegue nada e por isso que só tenho a agradecer o prefeito Rafael Diniz e o nosso presidente Raphael Thuin, além de todos os profissionais que nos ajudam a transformar as vidas de nossos atletas", comentou.
Além das homenagens, a comemoração contou com apresentações musicais, com direito a "cover" do cantor Roberto Carlos que emocionou o público com a música "Como é grande o meu amor por você", e também um pout-pourri das apresentações de dança que o Paraesporte já realizou ao longo dos dois anos.

Também estiveram presentes no evento a subsecretária de Governo, Daniela Tinoco, que comandou a cerimônia; o secretário de Gestão Pública, André Oliveira e os vereadores Genásio, Ivan Machado, Fábio Almeida, Joilza Rangel e Jorginho Virgílio.
Presidente da Comissão dos Direitos de Pessoas com Deficiência na Câmara de Vereadores, Jorginho Virgílio ressaltou a importância do projeto para o município. "É um projeto pioneiro no país, que tem contribuído para mudar a expectativa de muitas vidas. Campos só tem a ganhar e o prefeito Rafael Diniz, assim como o presidente da FME, Raphel Thuin, e toda equipe, estão de parabéns", disse o vereador.

Quem também esteve presente foi a presidente da Associação de Pais e Amigos de Pessoas Especiais (Apape), Naira Peçanha. "Muitos de nossos alunos participam do Paraesporte e, desde que o projeto começou, vimos como eles tiveram diversos avanços. É um brilhante projeto que favorece a pessoa com deficiência e mostra quanto potencial cada um tem, transformando vidas. Nós nunca tivemos uma atenção como essa e só temos a agradecer", disse.

Comentários