Cemei: disciplina e despertar pela educação em tempo integral com aulas de capoeira

Alunos do Centro Municipal de Educação Integral (Cemei), Ciep do Parque Aurora, desfrutam da nova estrutura do espaço entregue oficialmente na última quinta-feira (16), durante solenidade com a presença do prefeito Rafael Diniz. Com aulas de capoeiras no turno complementar, os estudantes aprimoram o conhecimento aplicado na sala de aula através da disciplina vivenciada no esporte.

Segundo Rafael Martins, graduado em capoeira da Associação Angonal, os participantes estão mais motivados com o novo ambiente proporcionado à prática.
- Tem sido maravilhoso ver todos os dias essa estrutura tão linda. A cada dia eles me pedem para treinar mais. Até em horários que não são deles, me pedem. Eu busco aliar essa empolgação também aos cuidados com a preservação do espaço – disse.

Jeferson Oliveira, de 14 anos, aluno do 5º ano do Cemei, fala com entusiasmo sobre as novidades oferecidas na escola. "Tá melhor do que antes. É importante pra gente ter essa oportunidade de estudar e participar de outras atividades. Ficamos mais motivados e isso influencia muito no nosso rendimento. Estou mais à vontade pra passar mais tempo aqui", destacou.
Além da capoeira, o Cemei do Parque Aurora agora oferece o aparato necessário para aperfeiçoar o desempenho escolar, com laboratórios, salas de dança, música, lutas, cursos de línguas e quadra totalmente reestruturada.

Cemei - O Cemei é um projeto educacional inspirado na ideia revolucionária do antropólogo Darcy Ribeiro. Os estudantes ficam o dia todo na escola e, para isso, recebem quatro refeições balanceadas diárias, orientadas por nutricionistas. Em um turno, possuem o conteúdo básico curricular, em outro têm atividades programadas de acordo com o ciclo de aprendizado, sendo fundamental I (1º ao 5º ano) ou II (6º ao 9º).
Essas atividades contemplam: Curso de Inglês; Oficinas de Ciências e sustentabilidade no laboratório próprio; oficinas de informática, no laboratório; Oficinas de Linguagens e de experiências matemáticas, com trabalhos lúdicos; Oficinas de Ciências Humanas; Reforço escolar; Oficinas de artes: Canto coral, artes plásticas e instrumentos musicais, em salas apropriadas; Dança; Lutas; Jogos esportivos e de raciocínio, como xadrez e dama.

Comentários