Pan 2019, faltam 26 dias: Cinco atletas deixam o Pan-Americano de Lima e CBAt recorre

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) anunciou nesta sexta-feira (28/6) a desconvocação de cinco atletas inicialmente chamados para defender o País nos Jogos Pan-Americanos de Lima, de 27 de julho a 11 de agosto, no Peru.

A CBAt havia chamado 51 representantes, no dia 19 de junho. Mas recebeu em 25 de junho, por meio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), comunicado do Comitê Organizador dos Jogos (CO Lima 2019), com a lista de atletas elegíveis, dentro da cota de cada prova e com índice de participação.

De todos os atletas convocados pela CBAt, sete não constavam desta lista, que apesar de ter sido enviada pelo CO Lima, foi elaborada pela Associação Pan-Americana de Atletismo (APA).

Dos sete atletas, a CBAt solicitou ao COB para que procedesse a inscrição de dois, uma vez que atenderiam a cota, pois haviam equívocos na lista enviada pelo CO Lima. Nesta situação estão os atletas Carlos de Oliveira Santos (1.500 m) e Jefferson de Carvalho Santos (decatlo).

A CBAt solicitou revisão da lista na APA e a informação oficial deve ser recebida nos próximos dias, uma vez que, como todos os países enviaram as listas em 26 de junho, será preciso aguardar a checagem dos atletas inscritos e que possuem o direito, em atendimento a cota de cada prova.

Em função do ocorrido estão desconvocados agora os atletas: July Ferreira da Silva, dos 1.500 m, Valdileia Martins, Fernando Carvalho Ferreira e Thiago Júlio Moura, do salto em altura, e Moacir Zimmermann, dos 20 Km marcha atlética.

Mas há ainda a possibilidade de que os atletas voltem a fazer parte do Time Brasil, caso o COB/CBAt receba uma confirmação do CO Lima 2019/APA de que os atletas atendem o pré-requisito da cota em suas respectivas provas.

Comentários