Até que enfim! Chegamos à 10ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2019


Ele está de volta! Depois de mais de um mês, o Campeonato Brasileiro volta a fazer parte da rotina dos fãs do futebol espalhados pelo País. E, se tem Brasileirão, é óbvio que as previsões para o final de semana também já estão calibradas! Vamos aos palpites para os jogos da décima rodada da principal competição do calendário nacional.

Exatamente um mês depois do Goiás vencer o Athlético-PR por 2 a 1 teremos quatro jogos da 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. Demorou mas chegamos aqui.

Vamos então à análise.

10ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2019: jogos de sábado
Jogo Horário Estádio
Grêmio x Vasco 17h Arena do Grêmio
Fortaleza x Avaí 17h Castelão
São Paulo x Palmeiras 19h Morumbi
Bahia x Santos 19h Pituaçu

Qual é o melhor jogo da 10ª rodada no sábado?
Acho que não tem como fugir do clássico paulista. O Palmeiras é o líder incontestável do Campeonato Brasileiro de 2019, com apenas um empate e nenhuma derrota em 9 jogos. O time voltou da parada mostrando o mesmo de sempre: eficiência para fazer um gol, se defender sem sofrer em demasia e ter a chance de matar em um contra-ataque. O Internacional saiu bem por só ter sido 1 a 0.

O São Paulo, mesmo em fase ruim há anos, tem sido uma pedra no sapato do Verdão. Por quase duas décadas o time não venceu no Morumbi como visitante no clássico. Isso caiu no Campeonato Brasileiro passado. Mas neste ano o São Paulo eliminou o Palmeiras na semifinal do Paulista.


Além disso, Cuca conhece o Palmeiras bem, já que venceu o nacional em 2016 na equipe e treinou o clube por parte de 2017.

Isso não quer dizer que o Tricolor é favorito, longe disso. Mas que o jogo pode ser mais equilibrado do que pensamos. A Betfair também acredita nisso, pagando 2,8 para a vitória do São Paulo e 2,7 para a vitória do Palmeiras. O empate paga 2,8 para 1 para quem o escolher e acertar.

Bahia quer lugar do Santos; Santos quer foco no campo
O Bahia parece pronto para o próximo passo desde que voltou para a Série A: sair do pelotão do meio que escorrega para baixo e começar a frequentar o rarefeito grupo no topo da tabela.

Neste momento é lá que está o Santos, com 20 pontos e a segunda colocação. O problema é que o clube parece estar sempre em crise. Desta vez Jorge Sampaoli deu uma entrevista coletiva surpresa para falar que cobra sim a diretoria e que vai exigir o máximo de todos os envolvidos, seja jogadores ou dirigentes. Já o Presidente Peres até empurrado por empresário foi nesta semana.

Quer um bom jeito de deixar toda a confusão de lado? Uma vitória em Pituaçu – o jogo mudou de lugar há alguns dias – e a torcida esquece de tudo. O time é favorito, pagando 2,6 para 1. Já o Bahia, que vem de um bom empate em Porto Alegre contra o Grêmio, paga 2,8 para 1 na Betfair.

Grêmio e Vasco em duelo da necessidade de vitória
Renato Gaúcho sabe que o Grêmio pode mais no Brasileiro. Por isso só pode pensar em vitória contra o Vasco
Grêmio e Vasco são dois gigantes do futebol brasileiro que já foram dirigidos por Renato Gaúcho e Vanderlei Luxemburgo e precisam muito da vitória neste sábado desesperadamente. Fim das semelhanças.

O Tricolor Gaúcho precisa dos três pontos porque joga em casa, começou o campeonato mal – apesar de ter se recuperado perto da parada – e voltou da Copa América empatando com o Bahia em casa. Já o Vasco não está mais na zona de rebaixamento, mas uma derrota ou empate pode jogar eles para o Z4 e o time tem tudo para ficar na berlinda até novembro.

Esse belo jogo pode dar samba, mesmo com o Grêmio sendo bem favorito com seu 1,5 para 1 na Betfair. Já a vitória carioca paga gordos 6,5 para 1.

Fortaleza x Avaí tem mais desespero
O fator desespero que citei acima pode multiplicar por 2 neste duelo entre catarinenses e cearenses. O Fortaleza tem 10 pontos e está apenas dois à frente da Chapecoense, primeira no Z4. Já o Avaí tem míseros 4 pontos e é o lanterna. Ambos acabaram de subir da Série B e com certeza não querem bater e voltar.

Vantagem para a equipe de Rogerio Ceni pagando 1,8 contra 4,5 do Avaí. Se você gosta de desespero e é meio sádico, veja o jogo.


Grêmio x Vasco da Gama

O Tricolor já decepcionou seu torcedor no meio de semana, pela Copa do Brasil. Se repetir a dose, vai ficar feio para Renato Portaluppi e companhia. Mas a tendência é de que, em casa, consiga dar um salto na tabela.


Fortaleza x Avaí

Jogando em casa e contra o lanterna, o time nordestino tem tudo para fazer sua torcida sorrir no final de semana. Mas todo cuidado é pouco.


São Paulo x Palmeiras

Clássico logo assim de cara, na teoria, não é bom para ninguém. E a tendência é que o Choque-Rei seja mais especulativo do que propositivo. Justamente pelo medo de não perder para um grande rival.


Bahia x Santos

O Bahia é um time organizado e muito forte jogando em casa. Mas o fato de entrar em campo entre dois duelos importantes pela Copa do Brasil pode atrapalhar um pouco. É a hora do Santos aproveitar.


Flamengo x Goiás

No primeiro jogo de Jorge Jesus diante da torcida rubro-negra, não se espera nada menos que uma vitória e uma atuação convincente do Fla. Mesmo que o Goiás venha de uma campanha surpreendente.


Cruzeiro x Botafogo

Para quem esperava que a crise do Cruzeiro continuasse atrapalhando o time dentro de campo, a goleada sobre o rival Atlético-MG na Copa do Brasil surpreendeu. Pois a hora, agora, é para começar a arrancada para fora do Z-4 e comprovar a força do grupo contra um rival que também está com problemas administrativos.


Athletico-PR x Internacional

Os dois times, certamente, entrarão em campo mais preocupados com a decisão que terão no meio da semana pela Copa do Brasil. E, diante deste cenário, é normal prevalecer o fator local.


Corinthians x CSA

O Corinthians, ao contrário do que prometeu Fábio Carille, ainda não melhorou em relação ao primeiro semestre. Mas jogando em casa, e contra um adversário do Z-4, a obrigação é ganhar e jogar bem.


Chapecoense x Atlético-MG

Não há dúvidas de que o time do Galo é melhor. Só que depois do que aconteceu na Copa do Brasil (derrota por 3 a 0 para o rival Cruzeiro) e com certeza de que irá poupar jogadores, a Chape não poderia ter chance maior para ganhar e, quem sabe, já deixar a zona de rebaixamento.


Fluminense x Ceará

Se esperava muito mais do Fluminense na arrancada do Brasileirão, principalmente pelo fato de o técnico Fernando Diniz ter dado um padrão de jogo ao time. Só que em casa não se pode tropeçar, para que o clima com a torcida não azede de vez.

Comentários