Atletismo de Macaé se prepara para campeonatos

Alunos do projeto de Atletismo do Ciep Municipalizado Maringá (Campo do Oeste) são destaques em campeonatos nacionais. Entre eles está Thiago Resende Ornelas, do 9º ano, que lidera o ranking brasileiro na categoria sub-16. O aluno está treinando para o Campeonato Estadual Sub-16, nos dias 24 e 25 de agosto, em Deodoro, no Rio; Jogos Estaduais do Rio de Janeiro, nos dias 14 e 15 de setembro e Campeonato Brasileiro Sub-16, também previsto para setembro, em Bragança Paulista (SP). Thiago vai fazer parte da equipe que estará nos Jogos Estudantis no dia 28 de agosto, no Forte Marechal Hermes, em Macaé.

E para fazer bonito na temporada de torneios, os estudantes se revezam de segunda a sábado, na sede do Ciep Maringá, na Praia Campista e na academia da Praça Washington Luiz. Thiago Resende Ornelas, do 9º ano, lidera o ranking brasileiro na categoria sub-16. Recentemente, Thiago conquistou o ouro no Campeonato Mineiro de Atletismo, em Juiz de Fora (MG). O jovem de 15 anos acumula as melhores marcas do Brasil: cem metros com barreiras (14 segundos e seis centésimos) e 300 metros com barreiras (41 segundos e 93 centésimos).
O aluno, que não falta aos treinos para manter o condicionamento físico, resistência e agilidade, também conta com títulos anteriores. Ele foi campeão nos Jogos Sul-Americanos Escolares, realizados em dezembro de 2018, em Arequipa, no Peru. A participação do aluno-atleta na delegação brasileira foi garantida com a medalha de ouro e de bronze nos Jogos Escolares da Juventude, que aconteceram no mês de novembro, em Natal, Rio Grande do Norte (RN). Na competição de 100 metros com barreiras, ele alcançou o tempo de 13 segundos e 90 centésimos.

Com muitas expectativas, o atleta afirma que o atletismo é sua paixão. “Estou feliz. Quero me tornar atleta profissional. Agradeço aos meus familiares e a todos do Maringá pelo apoio”, conta Thiago, acompanhado por outros colegas de treino. São eles: Daniel Moreno Porto, Thayago Cardoso Santos, Bruna Menezes, Ryan da Costa, Lucas Resende, além de Vinícius Josefino Fernandes. Todos vão participar do Campeonato Estadual Adulto, que vai acontecer no dia 27 deste mês, em Deodoro, Rio de Janeiro.

Atletismo em família
A paixão de Thiago pelo atletismo foi incentivada pelo irmão, o também atleta Lucas Resende Ornelas, de 17 anos. O estudante, que ocupa uma das seis melhores posições do país na categoria 400 metros com barreiras, faturou o terceiro lugar nos 400 metros rasos no Campeonato Estadual Sub-20, em maio. Mas, não para por aí, o jovem também ganhou medalha de prata no Campeonato Sub-20 nos 400 metros com barreiras, além da sexta colocação no Campeonato Brasileiro Sub-20, em Bragança Paulista.

O professor Hiller Franco ressaltou que o projeto está se consolidando no cenário nacional. “A dedicação dos atletas é maravilhosa. O trabalho é árduo. Com os títulos, o projeto Atletismo Macaé tem chances de participar pela primeira vez do Troféu Brasil de Atletismo Adulto, maior competição de Atletismo do país. Agradecemos o apoio de toda comunidade escolar, que além do incentivo, contribui com as despesas”, comenta.

Mais medalhas em Minas
Outros alunos que fazem questão de se dedicar aos treinos e que também são medalhistas do Campeonato Mineiro de Atletismo: Sabrina Santos Guimarães, que conquistou a prata nos 80 metros com barreiras e Lívia Chagas, segundo lugar nos 75 metros rasos. Na lista também Bruna Menezes, quarto lugar nos 200 metros rasos, que está treinando para os campeonatos: Estadual Adulto, nos dias 27 e 28, no Rio de Janeiro, Estadual Sub-18, Brasileiro Sub-18, além dos Jogos Escolares da Juventude, previsto para 14 de setembro.

O Projeto de Atletismo conta com iniciantes e atletas de rendimento. As aulas são conduzidas pelos professores Marcelo Machado, Leonardo Areas, Josemar Jorão, Uelinton Andrade e Bruno Muniz, além de Hiller. O projeto é uma parceria entre o Ciep Maringá, secretarias de Esportes, Educação e conta com apoio da Associação Esportiva Cidadania e Dignidade (AECD). O Ciep Maringá funciona na Rua Dinamarca, 72, Campo do Oeste.

Comentários