Evento celebra os 20 anos da Associação de Capoeira, em Macaé

Para quem curte o universo da cultura afro, nos dias 26 e 27 de julho, Macaé vai receber um grande evento em comemoração pelos 20 anos da criação da Associação de Capoeira Raízes de Aruanda. O encontro, aberto a toda população, será na Rua Azeviche, nº 20, no bairro Sol y Mar.

A programação terá várias atrações, entre elas, formatura de alunos da turma de capoeira. “No nosso aniversário de 20 anos comemoramos todos esses feitos de resistência. Teremos mestres e grupos de diversos lugares do Brasil e do mundo. Além das manifestações culturais, teremos a formatura dos alunos. Todos estão convidados e serão bem-vindos”, diz Mestre Dengo, fundador da Associação.

Estão confirmadas as presenças dos Mestres Levi, Casquinha, Dominguinhos, Binha, Cabeça, Tyson, Garnize, Mofacto, Arcanjo, Chiquinho, Brizola, Boner, Mistério, Anísio, Ginga, Gnomo e 18.

A Raízes de Aruanda foi criada pelo Mestre Dengo (Manuel da Cruz Vieira ), em 2009, na cidade de Macaé e desde então tem prestado um grande trabalho para a comunidade na Capital do Petróleo. “O nosso trabalho é difundir a nossa cultura afro brasileira e também a cultura popular, como a capoeira, o samba de roda, o jongo, artesanatos, entre outras coisas que pertencem a esse universo”, diz o mestre.

Além da sede em Macaé, a Associação tem um núcleo no município de Rio Bonito, que fica sob responsabilidade do Mestre Coelho.

O Raízes de Aruanda também realiza alguns projetos sociais, entre eles, destaque para o Ginga Comunidade, que dá aulas de capoeira. Essa grande iniciativa atende no Botafogo e Novo Botafogo, uma das áreas mais carentes da cidade, todas as segundas e quartas-feiras, das 19h às 21h, com o professor Jacob.

“Lá temos alunos também de outras áreas, como Malvinas e Aroeira”, explica o Mestre Dengo. “Nossa capoeira, que é patrimônio imaterial Cultural da Humanidade, assiste públicos de diversas classes sociais, de todas as raças e gêneros. Adultos ,crianças e idosos. Até moradores em situação de rua”, completou.

Comentários