Pan 2019, faltam 20 dias: Basquete 3×3 é convocado para os Jogos Pan-Americanos de Lima

As Seleções Brasileiras de Basquete 3×3, que disputarão os Jogos Pan-americanos de Lima, já estão definidas. Os treinadores Rafaella Bauerfeldt Lopes (feminino) e Douglas Lorite (masculino) anunciaram, nesta sexta-feira (05 de julho), a lista dos atletas que irão compor os dois selecionados.

No feminino, Rafaella convocou as seguintes jogadoras:

– Aldecinete Mineiro Gomes de Souza (Blackout 3×3) – SP

– Evelyn Larissa Mariano Silva (Sport Club Corinthians Paulista) – SP

– Luana Ariescha Fernandes da Silva (Sport Club Corinthians Paulista) – SP

– Carla Patrícia Silva Lucchini (Vera Cruz Campinas) – SP

“Muito feliz novamente em poder estar representando nosso País e a nossa modalidade. Um pioneirismo em podermos estar estreando nos Jogos Pan-Americanos. Estamos levando uma equipe jovem e promissora, tanto física, quanto tecnicamente. Entendemos que precisamos enraizar nossas ideias em meninas promissoras que possam estar difundindo a modalidade. Demos uma atenção a critérios físicos pois entendemos que hoje em nível mundial o jogo se encontra muito dinâmico e faremos os ajustes táticos necessários para buscarmos nossa melhor apresentação nesse período. Contamos com o apoio e torcida de todos e saibam que faremos o nosso melhor diante das nossas adversárias”, explicou a treinadora brasileira.

“Eu não tenho palavras para descrever a minha felicidade, Seleção Brasileira é um sonho de qualquer atleta e poder realizar isso jogando o que mais amo, não tem preço. Estou focada para fazer um ótimo campeonato, treinando todos os dias para dar o meu melhor no Pan-americano”, comentou Luana.

Já no masculino, Douglas chamou estes atletas:

– Felipe Oscar de Camargo (Campinas 3×3) – SP

– Jonatas Júlio de Mello (Campinas 3×3) – SP

– Jefferson Froehlich Socas (São Paulo DC) – SP

– William Weihermann (São Paulo DC) – SP

“Para essa convocação, como já estava nos nossos planos, vamos contar com o mesmo time que jogou a Copa do Mundo, pois agora é uma ocasião mais justa para equalizarmos com os times do continente. Tirando os Estados Unidos e o Canadá, que estão um pouco à frente, vamos poder saber como está o nosso nível em relação aos os demais times e o mundial serviu para nos dar rodagem. Contamos com atletas que nunca haviam disputado jogos pela Seleção Brasileira”, explicou Douglas Lorite.

“Pegamos experiência e chegou a hora de buscar um resultado melhor e ser exigido por isso; vou conversar com os jogadores nesse sentido. Queremos ir bem no Pan-americano, buscando chegar às finais, já que essa é a ideia que temos para esta disputa”, complementou o treinador do selecionado masculino brasileiro.

A apresentação está agendada para 17 de julho (quarta-feira), às 13h (de Brasília), na Escola de Educação Física do Exército (EEFEX), no Rio de Janeiro (RJ). Já o embarque para a capital peruana acontece no dia 21 de julho (domingo).

As competições de Basquete 3×3 nos Jogos Pan-americanos de Lima serão de 27 a 29 de julho, no Eduardo Dibós Coliseum. Os participantes são estes: Brasil, República Dominicana, Venezuela, Uruguai, Estados Unidos e Argentina (feminino); Brasil, Estados Unidos, Argentina, República Dominicana, Porto Rico e Venezuela (masculino).

Os selecionados nacionais jogam a fase inicial nestas datas:

27 de julho (sábado)

Brasil x República Dominicana (feminino)

Brasil x República Dominicana (masculino)

Brasil x Venezuela (feminino)

Brasil x Estados Unidos (masculino)

Brasil x Estados Unidos (feminino)

28 de julho (domingo)

Brasil x Venezuela (masculino)

Brasil x Argentina (feminino)

Brasil x Porto Rico (masculino)

Brasil x Uruguai (feminino)

Brasil x Argentina (masculino)

De acordo com o regulamento, na primeira fase as equipes jogam entre si, em turno único, e os quatro melhores classificados avançam à semifinal (1º colocado x 4º colocado e 2º colocado x 3º colocado). Os dois vencedores da fase semifinal disputam o título, enquanto os perdedores definem a terceira e quarta posições.

Comentários