Abertos os Jogos Estudantis de Campos 2019

Foi aberta na noite desta quinta-feira (8), a terceira edição dos Jogos Estudantis de Campos - os JECs 2019. A solenidade aconteceu no ginásio do Instituto Federal Fluminense,  IFF campus Centro, reunindo autoridades e alunos das escolas participantes. A vice-prefeita Conceição SantAnna; o  presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Raphael Thuin e o secretário Municipal de Educação, Cultura e Esporte, Brand Arenari, deram as boas-vindas aos cerca de 5 mil alunos das 70 escolas das redes estadual, municipal, federal e particular que vão participar do evento. 

- Mais um ano dessa realização tão importante para o município, promovendo a integração das escolas através do esporte. Parabenizo a Fundação Municipal de Esportes pela iniciativa e organização - disse a vice-prefeita Conceição SantAnna.
Yuri dos Santos, aluno do Cemei Parque Aurora, acendeu a tocha olímpica abrindo oficialmente os jogos. As cheerleaders também se apresentaram encantando o público e ainda grupos circense. Os alunos de dança do Paraesporte, pelo terceiro ano consecutivo, deram um show de alegria e superação, mostrando que o esporte é uma das principais ferramentas de inclusão. Nesta edição dos JECs, haverá atletismo paraolímpico.

- É muito bom ver a cidade respirar esporte. Estamos acompanhando o envolvimento das unidades de ensino e dos estudantes ao longo desses três anos, quando o prefeito Rafael Diniz retornou os JECs, após ter ficado parado por mais de 10 anos. Vemos que a cada ano, mais escolas aderem aos JECs, que hoje ganhou grande dimensão superando os jogos estudantis de grandes centros - destacou Thuin. 
O sucesso dos JECs foi reconhecido pela Federação de Esportes Estudantis do Estado do Rio de Janeiro (Feerj), representada pelo vice-presidente, Celby Santos. A partir deste ano, os atletas campeões estarão automaticamente classificados para competições estaduais, nacionais e até internacionais. “Neste momento, há uma explosão de emoções para vocês atletas que estão participando de uma competição deste nível. Não existe esporte sem educação. É um momento de aprendizado, de controle de emoções. É sempre importante lembrar que todas as vezes que a humanidade se reúne para um evento esportivo é porque ela acredita na paz. Todos nós saímos mais leves por transformar a educação, através do esporte”, disse o secretário de Educação, Brand Arenari.

Entre as autoridades que participaram da abertura do evento, estavam os vereadores Fred Machado (presidente da Câmara Municipal de Vereadores), Paulo César Genásio, Cláudio Andrade, Abu e Silvinho Martins; o reitor do Instituto Federal Fuminense (IFF), Jefferson Manhães; o diretor de Pesquisa e Extensão do IFF Centro, professor Jolivan Lisboa, representou o diretor do campus IFF, Carlos Alberto Henriques.
Mas ele foi representado pelo diretor de pesquisa e extensão, professor Jolivan Lisboao comandante da 2ª Companhia de Infantaria do Exército, major Luiz Marques Barbosa Kurlan; subcomandante do 5º Grupamento de Bombeiros Militar, capitão Thomas Dutra. Os JECs vão reunir competições de xadrez, vôlei, tênis de mesa, handebol, futsal, basquete, futevôlei, atletismo e natação. Ao todo serão mais de 1000 jogos. Os jogos serão divididos em duas categorias 15 e 18 anos. O futevôlei fará sua estreia nos Jogos Estudantis, conforme pediu os alunos durante o Congresso Técnico, realizados entre a comissão organizadora da Fundação Municipal de Esportes e os representantes das escolas.

Comentários