Estádio Expedicionário, em Macaé, cheio de histórias para contar

O Estádio Expedicionário é um patrimônio da cidade de Macaé, palco de grandes jogos e de grandes jogadores.

Na sua historia foram vários momentos marcantes, mais um inesquecível, quando jogava a Seleção Macaense, a torcida lotava arquibancada, e reunia os craques macaenses para formar esse grande time que deixava o expedicionário lotado, a ponto de não caber mais um alfinete na arquibancada.

A Seleção Macaense foi bicampeã do Estado do Rio de Janeiro (1964 e 1966). Os maiores jogadores de Macaé deram seus primeiros chutes neste palco.

Estádio Expedicionário é palco do futebol amador, e quando se fala em futebol amador tem que se falar de Roberto Possati, ex Treinador, foi quem mais venceu na história do campeonato macaense, ganhou 10 edições amador, ainda treinou a seleção macaense. Com ele, para jogar no time tinha que ser bom de bola, se não tivesse esse predicado não era convocado.

Times Históricos
Barra FC.
São Miguel FC
União Nacional
Americano FC
Ypiranga EC

Jogadores Históricos
Zanata
Carlinhos Ganjão
Garfante (homenagem póstuma)
Cleidir
Renatinho (homenagem póstuma)
Fernando Macaé
Tita (homenagem póstuma)
Marcelo Xuxa
Tita Preto
Dando
O Estádio foi palco de um “jogão” entre Macaé Esporte x Fluminense pelas semifinais da Copa Rio de 1998, pela equipe das Laranjeiras jogava o meia Roger.

O Expedicionário foi também palco da Copa Macaé Sub-17, onde grandes equipes do Brasil participavam da competição. O torneio sempre acontecia na semana do aniversário da Cidade. A Copa Macaé de Juvenis era anual, e organizada pela Liga Macaense de Desportos e Prefeitura de Macaé, com apoio da Federação do Rio de Janeiro.

O Rio de Janeiro tem 6 títulos (2 para Fla e Flu, 1 para Fogo e Vasco); o Rio Grande do Sul tem 4 (entre eles os 3 do Inter, o maior campeão da competição). E grandes jogadores desfilaram no gramado do Expedicionário.

Os Campeões
1997 – Botafogo (RJ)
1998 – Vasco da Gama (RJ)
1999 – Flamengo (RJ)
2000 – Internacional (RS)
2001 – Internacional (RS)
2002 – Fluminense (RJ
2003 – Fluminense (RJ)
2004 – Grêmio (RS)
2005 – Internacional (RS)
2006 – Flamengo (RJ)
2007 – Cruzeiro (MG)

Ranking:
1) Internacional (RS) - 03
2) Flamengo (RJ) - 02
2) Fluminense (RJ) - 02
4) Botafogo (RJ) - 01
4) Vasco da Gama (RJ) - 01
4) Grêmio (RS) - 01
4) Cruzeiro (MG) – 01

Jogadores
Adriano Imperador
Renato Augusto
Juan
Rafael Sobis
Alexandre Pato
Cássio
Fabio
Daniel Carvalho

O Gramado do estádio já foi palco do futebol americano, o Oliers time da cidade, no ano passado mandou seu primeiro jogo no estádio e esse ano já jogou novamente.

Estádio Expedicionário está na história do futebol Macaense, e sempre será lembrado pelas grandes competições, de grandes craques, um espaço que tem um enorme legado, deixado por grandes jogadores que marcaram época.

Esse gramado ainda tem muita história para contar, porque nos dias de hoje, essa nova geração que é talentosa, ira escrever seu nome nesse lendário estádio.
Fonte: Esporte Press Brasil

Comentários