Alunos participam de atividade com Daiane dos Santos, em Macaé

Cerca de 2 mil alunos participam até sexta-feira (13) das atividades do projeto "Água na Escola- Gotas de Futuro", idealizado pelo Instituto Trata Brasil. A programação conta com a participação da ginasta e embaixadora do Instituto, Daiane dos Santos. São promovidas palestras recreativas, dinâmicas e atividades lúdicas sobre a importância do uso racional da água e saneamento básico, responsabilidade social e qualidade de vida e do país avançar no acesso à água tratada, coleta e tratamento de esgoto.

Nesta segunda-feira (9), a programação contou com os estudantes e professores dos colégios municipais Raul Veiga, Córrego do Ouro e Sana no Polo de Cultura da Serra. A abertura foi marcada pela apresentação do coral "Descendo a Serra" do Colégio Municipal Raul Veiga. O trabalho itinerante é desenvolvido através da parceria com a Secretaria Municipal de Educação, BRK Ambiental e Caixa Econômica Federal.
Daiane estava acompanhada pelo consultor do Trata Brasil, Ivanildo Fernandes e da equipe da BRK Ambiental. Os dois abordaram alguns aspectos básicos do projeto como a conscientização do uso racional da água (cuidados com os rios, lixo e banho) para evitar danos ao meio ambiente e à saúde. A oportunidade despertou o interesse e a animação dos estudantes. Entre eles estavam Alexia da Silva Dautt e Keterin Ribeiro da Silva, alunas do 9º ano do Raul Veiga.

"Estamos felizes em participar de uma palestra tão importante. Temos que debater sobre sustentabilidade e cuidar do mundo em que vivemos", contaram. Para o professor do Colégio Raul Veiga, Tiago Luiz Leite, projetos como este auxiliam no dia a dia da escola. "A reflexão e a conscientização dos alunos é de suma importância. É muito bom ver os alunos envolvidos nesta programação", comenta o professor.
Segundo o Secretário de Educação, Guto Garcia, destacar a sustentabilidade e os cuidados ambientais são fundamentais. "A educação ambiental deve ser vista como prioridade junto ao processo de ensino", ressalta.

A atleta e embaixadora, Daiane dos Santos, agradeceu a receptividade de Macaé. "Estou encantada com a beleza da região serrana e com o carinho e apoio de todos os profissionais e alunos das escolas. Retorno para Macaé com o objetivo de promover reflexão nos estudantes e também o sentimento de pertencimento e valorização do meio ambiente e do mundo em que vivemos. Somente este trabalho com educação pode transformar a realidade do Brasil", assinala.
Além de frisar o lema "Saneamento é saúde", Daiane dos Santos também motivou os alunos a se dedicarem aos estudos. "Sou professora de Educação Física. Sempre falo que estudei em escola pública. O aluno da rede pública pode chegar lá, sim. Vocês alunos não podem deixar de se empenhar, de estudar pra valer", encoraja.

Atleta incentiva estudo e prática esportiva
Atleta com altura de 1m46, Daiane dos Santos foi a primeira ginasta brasileira, entre homens e mulheres, a conquistar uma medalha de ouro em uma edição do Campeonato Mundial. A embaixadora, que também fez parte da primeira seleção brasileira completa a disputar uma edição olímpica nos Jogos de Atenas, Olimpíadas de Pequim e Londres, interagiu com alunos e professores e posou para fotos com uma de suas medalhas. Entre os alunos estavam Flora Yob, Arhur Soares e Pedro Martins, do Colégio Municipal Sana. "Seguramos o globo terrestre e pensamos como podemos ajudar nosso planeta", pontuaram.
Para a Superintendente de Educação Integrada, Janaína Azevedo, a parceria com a educação de Macaé é muito positiva. "A ação do projeto Água na Escola- Gotas de Futuro será lembrada por alunos e educadores. É gratificante ver a região serrana recebendo esta programação, que é de suma importância para disseminar informações sobre a educação ambiental", finaliza.

Cronograma Gotas do Futuro

Dia 10 - Escola Municipal Aroeira- Aroeira;

Dia 11 - Ciep Municipalizado Professor Darcy Ribeiro - Nova Holanda;

Dia 12 - Ciep Municipalizado Oscar Cordeiro - Aeroporto;

Dia 13 - Escola Municipal Engenho da Praia- Engenho da Praia.

Comentários