America e Friburguense vencem e fazem a final da Taça Corcovado 2019


Duque de Caxias e America fizeram uma grande semifinal de Taça Corcovado com a equipe rubra levando a melhor, ao vencer por 3 a 0, gols de Sosa, Araruama e Matheus Babi. Com a vitória, o America está na decisão do segundo turno e vai enfrentar o Friburguense, que bateu o Artsul na outra semifinal.

A partida decisiva, que pode dar o acesso ao America, é na próxima quarta-feira (25), às 15h, ainda sem local definido, mas com mando de campo da equipe rubra. Em caso de conquista da Taça Corcovado, o America confirma o acesso à primeira divisão do Campeonato Carioca.
Bom primeiro tempo e America na frente
O America iniciou a partida buscando o ataque e quase chegou ao gol aos dez minutos. Pedrinho cobrou falta com muita categoria, mas Jaime voou e fez grande defesa, colocando para escanteio. A resposta do Duque veio aos 14. Após grande jogada de Alan Pires, Bruno Veiga bate forte e Vladimir salva o America em cima da linha.

O America voltou ao ataque. Allan Miguel vacilou na saída de bola, Matheus Babi roubou, invadiu a área, mas o camisa 9 bateu fraquinho, nas mãos de Jaime. Alan Pires recebeu bom passe de Darlan, cruzou e Igor, de cabeça, acertou o travessão de Deola, tirando um suspiro da torcida Tricolor.

Após boas oportunidades para os dois lados, o America chegou ao gol. Após boa jogada americana pela esquerda, Dilsinho dividiu com Matheus Babi, mas a bola sobrou para Sosa. O argentino bateu de primeira, sem chances para o goleiro Jaime, inaugurando o placar no Marrentão.

America amplia e confirma passagem para a decisão
A segunda etapa começou com menos oportunidades claras, mas o America não demorou a marcar. Aos 18 minutos, Chayene achou bom passe na direita para Araruama. O camisa 5 bateu fraquinho, mas o goleiro Jaime aceitou, caindo para o lado oposto de onde a bola entrou.

Após grande jogada de Chayene pela direita, Babi cruzou, Pedrinho raspou de cabeça e a bola sobrou para Miguel. O camisa 16 ajeitou, bateu forte e Jaime fez boa defesa, colocando para escanteio. O America voltou a assustar aos 38. Pedrinho saiu na cara de Jaime, bateu colocado e o arqueiro do Duque fez grande intervenção.

Para encerrar a contagem no Marrentão, Wagner Diniz cobrou lateral na área, Chayene dominou, girou e foi derrubado. Pênalti, que Matheus Babi cobrou e fez o terceiro do America, colocando a equipe rubra na final da Taça Corcovado.

Duque de Caxias 0x3 America - Taça Corcovado, Semifinal - 21/09/2019, às 15h

Estádio Marrentão (Duque de Caxias - RJ)
Árbitro: José Waldson de Matos Modesto
Assistentes: Raphael Carlos de Almeida Tavares dos Reis e Gabriel Bernardo Duarte

Duque de Caxias: Jaime; Oziel, Dilsinho, Allan Miguel e Alan Pires; Igor (Washinton, 8'/2ºT), Sidney, Darlan (Kariri, 19'/2ºT) e Esquerdinha; Bruno Veiga e Léo Guerreiro (Loran, 19'/2ºT). Técnico: Mario Junior.

America: Deola; Wagner Diniz, Lucão, Vladimir e Rafinha; Araruama, Tiago Corrêa (Julinho, 19'/1ºT), Chayene e Sosa (Miguel, 14'/2ºT); Pedrinho (Künzel, 41'/2ºT) e Matheus Babi. Técnico: Nei Barreto.

Gols: Sosa, 43'/1ºT (0-1); Araruama, 18'/2ºT (0-2);

Cartões amarelo: Esquerdinha, Sidney, Washinton (DCA); Vladimir, Wagner Diniz, Deola (AME).
-----------------------------------------------------------
No Nivaldo Pereira, Friburguense bate o Artsul e está na final da Taça Corcovado
Em duelo de tricolores na tarde deste sábado (21), no Estádio Nivaldo Pereira, o Friburguense venceu o Artsul por 1 a 0 e está na final da Taça Corcovado, o segundo turno da Série B1 do Campeonato Carioca. Jorge Luiz, de falta, anotou o tento da vitória do time da Região Serrana.

Agora, na grande decisão do returno, o Friburguense vai enfrentar o America, que passou pelo Duque de Caxias. A partida acontece na quarta-feira (25), às 15h, em local ainda não definido. Mas, pelo recente retrospecto da equipe rubra, mandante na final, o jogo deve ser encaminhado para Los Larios.

Artsul tem as melhores chances na etapa inicial
O duelo começou truncado, com as respectivas defesas bem postadas. A bola pouco saia do meio-campo e os erros de passes eram constantes. Após a parada técnica, o Artsul tomou o controle da partida e obteve as principais chances ofensivas. Na marca de 25 minutos, após um bate-rebate na entrada da área, Gerson chutou, a bola desviou na zaga e tirou tinta da trave esquerda de Afonso.

O Friburguense tentava sair jogando, mas pecava na transição ofensiva. Já o Artsul era rápido e aproveitava as pontas para atacar. Aos 39, Wander foi acionado pelo lado direito da área e chutou cruzado para a boa defesa de Afonso. Minutos depois, a bola ficou viva e quicando na intermediária ofensiva do Tricolor da Dutra. O zagueiro Daniel embalou uma forte finalização e acertou o travessão.

Frizão retorna melhor do intervalo e é cirúrgico
Na etapa complementar, o Friburguense buscou mudar o panorama da partida e logo aos 10 minutos, balançou as redes. Em falta próxima a linha lateral, Jorge Luiz cobrou de forma cruzada e direta. A bola passou por toda a defesa e Thadeu não conseguiu defender. O Artsul tentou não se abater e respondeu aos 18 minutos, quando Sampaio invadiu a grande área, limpou Afonso, mas perdeu o equilíbrio e acabou batendo para fora.

Com o decorrer do tempo, os donos da casa se lançaram ao ataque, enquanto o Friburguense apostava em contra-golpes. Aos 38 minutos, após cruzamento pela esquerda, André Luiz cabeceou agachado e Afonso defendeu. No lance seguinte, foi a vez de Bitoca cruzar e Wander tocar de cabeça por cima da meta do adversário. No fim, o duelo ficou tenso, com o Artsul tentando o ataque a qualquer custo e o Friburguense procurando segurar o resultado. A equipe da Serra levou a melhor, controlou o 1 a 0 e comemorou no apito final.

Artsul 0x1 Friburguense - Campeonato Carioca Série B1, Taça Corcovado, semifinal, jogo único - 21/09/2019 às 15h

Estádio Nivaldo Pereira (Nova Iguaçu - RJ)
Árbitro: Yuri Elino Ferreira da Cruz
Assistentes: Guilherme Voga Tavares e Marcio Moreira de Queiroz

Artsul: Thadeu; Rhuan, Leonardo, Edmario (Daniel, 20'/1°T), Wellington; André Luiz, Jackson (Lucas Bitoca, 23'/2°T), Marquinhos (João, 32'/2°T); Sampaio, Wander e Gerson. Técnico: Rogério Pina.

Friburguense: Afonso; Diego Ibraim, Raniel, Júlio César, Digão (Ricardo - intervalo); Jeffinho, Vitinho (Murilo, 4'/2°T), Maycon Douglas (Bruno Leal, 41'/2°T), Jorge Luiz; Toshiya e Dedé. Técnico: Cadão.

Cartões amarelos: Jackson, Sampaio (ART); Maycon Douglas, Jorge Luiz, Jeffinho, Toshiya (FRI)


Gols: Jorge Luiz, 10'/2°T (0-1)
-----------------------------------------------------------

Semifinais da Taça Corcovado (sábado, dia 21):
- Artsul* 0x1 Friburguense (Nivaldo Pereira)
- Duque de Caxias* 0x3 America - (Marrentão)
*Artsul e Duque jogam com vantagem do empate

Final da Taça Corcovado (quarta, dia 25):
- America x Friburguense

Semifinal geral (caso America seja campeão da Taça Corcovado)
- America sobe de forma direta e se garante na decisão
- Goytacaz e Bonsucesso fazem semifinal para decidir segunda vaga de acesso

Semifinal geral (caso Friburguense conquiste a Taça Corcovado)
- America x Bonsucesso
- Friburguense x Goytacaz

Fonte: Futrio

Fotos: Caio Almeida (FutRio) e Arthur Barreto (DCFC/AMS)

Comentários