Dia Mundial sem Carro é destaque no Via Esporte

Dezenas de ciclistas participaram, neste domingo (22), da campanha do "Dia Mundial Sem Carro", no Via Esporte da Avenida Arthur Bernardes, projeto da Fundação Municipal de Esportes (FME). A data é utilizada mundialmente para levar às pessoas, consciência sobre a necessidade de lutar contra a poluição do ar por emissão de resíduos de combustíveis fósseis. No Brasil, a campanha é realizada desde 2001.

- É cada vez maior o número de veículos nas ruas, aumentando a poluição nas cidades, por isso é importante termos ações de conscientização sobre o meio ambiente. E também incentivar a prática de esportes, que leva a uma vida mais saudável - opina o comerciante Fábio Zacarias Paes, de 40 anos, que também é um corredor de bicicleta.
Além dos ciclistas, muita gente que fazia caminhada aproveitou para engrossar o coro na luta pela preservação ambiental e incentivar as pessoas a adotar um estilo de vida com atividades físicas em seu dia a dia. Caso das amigas Natália Tavares, engenheira de 29 anos, e a secretária Marcela Batista, de 30, que aproveitaram a manhã do domingo para caminhar com os cães.

- É importante pela questão do meio ambiente, da prática de atividade física, de uma melhor qualidade de vida - destacou Natália. "Eu costumo ir diariamente de bicicleta para o trabalho e, nos finais de semana com menos sol, como hoje, caminhamos até aqui para passear com os animais. Temos que incentivar  a prática de esportes", acrescentou Marcela.
A organização também destacou a importância de uma nova postura da sociedade pela preservação do meio ambiente. "Se queremos resultados lá na frente, daqui a 10, 20 anos, temos que plantar a semente hoje. Por isso é importante incentivar as pessoas a deixar o carro em casa, usar mais a bike, evitar a emissão de poluentes. Estamos muito felizes com a participação das pessoas", disse o professor de educação física Heraldo Junior, um dos organizadores.

Comentários