Joseilton Silva participa da Maratona de Buenos Aires

Em meio aos grandes talentos do esporte que vão surgindo na Capital do Petróleo, um nome tem se destacado nos últimos anos. O ultramaratonista Joseilton da Silva pode até não ter nascido em Macaé, mas por onde passa faz questão de dizer que representa a cidade que escolheu para viver, além da sua terra natal, o Estado de Sergipe.

Apesar de não ter recursos, o esforço do atleta, somado ao seu carisma e jeito simples, conquista a todos. Graças a ajuda de algumas pessoas ele tem tido a oportunidade de participar das maiores provas do mundo.

A mais recente foi a maratona de Buenos Aires, na Argentina, que aconteceu no último final de semana. “Tirando o frio e o vento gelado, a prova foi muito boa. Foi um grande desafio. Até o quilometro 34, eu estava indo muito bem. Passei com 2h08min32seg, mas depois comecei a ter sinais de cãimbra. Resolvi segurar um pouco o ritmo para não parar, como muitos estavam fazendo. Fiz um cálculo na cabeça que se eu conseguisse fazer os últimos 7km a 4 minutos por quilômetro, daria 28 minutos no total e eu terminaria com o tempo de 2h40min32seg. Só que estava muito difícil, piorando cada vez mais. Eu tentava apertar o passo e as dores vinham mais intensas”, relembra ele.

Joseilton terminou em 31º lugar no geral com o tempo de 2h43min57seg. “Fiquei feliz de poder voltar a Buenos Aires para competir, depois de dois anos. Esse foi, apesar das adversidades, o meu melhor tempo em 12 maratonas que já fiz. Fiquei em uma colocação boa, se considerarmos que participaram mais de 20 mil atletas de todo o mundo”, analisa.

Sempre grato a todos que o apoiam, Joseilton fez os seus agradecimentos. “Gratidão, primeiramente, a Deus por me dar força e saúde, também agradeço ao meu treinador Junior Pinho por todo apoio e também a empresa que eu trabalho, a Master Serviços, por me liberar para fazer trocas de plantões para poder estar aqui representando a minha querida cidade”, finalizou.

O atleta busca patrocínio e apoiadores. Uma das principais provas que Joseilton pretende participar é o XTERRA Trail Run World Championship, etapa final da competição que acontecerá no final do ano no Havaí (EUA).

Em 2020 ele sonha em participar de uma das maiores e mais importantes provas do mundo: a Maratona de Boston, que acontecerá em abril, nos Estados Unidos. “Como eu já consegui o índice, eu fiz a minha inscrição. Agora é correr atrás para conseguir ajuda para ir. Estou buscando parcerias. Empresas que queiram patrocinar e custear a minha ida aos EUA eu pretendo fazer a divulgação delas na minha roupa. Preciso dessa ajuda porque os custos com passagens e alimentação são caros. Estou vendo se consigo ficar na casa de uma amiga lá, o que reduziria ainda mais as despesas. Esse é um grande sonho meu e vou correr atrás, me planejar para conseguir ir em 2020”, diz.

Quem quiser ajudar, basta entrar em contato com ele através dos telefones: (22) 99784-6087/ 98857-3540, por e-mail: joseilton.silva.santos@outlook.com ou no Facebook: Joseilton da Silva Silva Santos.

Comentários