Atleta de Macaé sagra-se grande campeão dos tatames

O atleta Akilys Cardoso, de apenas 9 anos, segue liderando o ranking do estado do Rio de Janeiro desde 2016 e chega no momento para a fase final do Campeonato Brasileiro em Uberlândia (MG), que acontece de 7 a 13 de outubro.

Exibindo múltiplos talentos no esporte, o atleta Akilys Cardoso, de apenas 9 anos, já coleciona troféus e vitórias no karatê, ao conquistar os títulos de tri-Campeão Estadual, Campeão Brasileiro etapa Espírito Santo 2017; Campeão Brasileiro etapa Rio de Janeiro 2018; Atleta Destaque do Estado em 2017 e 2018, e Vice-Campeão Brasileiro etapa Distrito Federal 2019.
O pequeno segue liderando o ranking do estado do Rio de Janeiro desde 2016 e chega no momento para a fase final do Campeonato Brasileiro em Uberlândia (MG), que acontece de 7 a 13 de outubro.

A técnica e treinadora Samara Jardim, da Academia Samara Jardim, ressalta que o atleta Akilys apresenta um desempenho que vem melhorando a cada dia, não só nos treinos como na escola e na socialização em geral. “O menino de apenas 9 anos já carrega consigo a responsabilidade de representar o próprio estado, com um comprometimento e uma responsabilidade inigualáveis, querendo sempre mais e mantendo títulos oficiais com gastos altos e sem apoio algum”, declara a treinadora de karatê.
Merece lembrar que, atualmente, a Academia Samara Jardim é a única de Macaé federada a FKERJ (Federação de Karatê do Estado do Rio de Janeiro) e confederada da CBK (Confederação Brasileira de Karatê) oficialmente com os atletas disputando apenas campeonatos oficial reconhecidos pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro).

Akilys Cardoso
Nascido em 06/02/2010, na cidade de Itaperuna (RJ), Akilys Cardoso, atleta de Karatê, veio ainda muito pequeno para Macaé, onde a mãe Tainny Cardoso reside há 13 anos. A mãe, que pratica jiu-jítsu desde cedo e atualmente é faixa roxa, foi uma das grandes incentivadoras para o filho iniciar o Karatê. Ela sempre observou que Akilys tinha um interesse por artes marciais, porém era uma criança muito tímida, em busca de disciplina e melhor socialização. A partir daí, a mãe procurou a Academia Samara Jardim, que é uma referência no esporte no município, e vendo o trabalho da professora e técnica Samara Jardim com as crianças percebeu que o filho poderia se desenvolver melhor praticando o esporte. Desde então surgiu a sua grande paixão pelo Karatê.

Sonho de Akilys
De acordo com as informações de Samara Jardim, o sonho de Akilys, que hoje já é referência dentro do seu Estado, é chegar à seleção brasileira em 2020, o que faz com que ele a cada dia se dedique mais e mais para buscar seu objetivo, que é atingir idade para disputar campeonatos fora do país, representando o Brasil.

“Como técnica me sinto muito orgulhosa, porque desde seus 6 anos de idade, Akilys tem um compromisso com ele mesmo, que é se superar a cada dia, fato que ajuda muito no seu desenvolvimento técnico. E a cada dia, tenho plena certeza que Akilys será um grande nome no Karatê nacional”, disse Samara Jardim

A mãe Tainny informa que, no começo, só o colocou no karatê apenas para o seu desenvolvimento emocional e físico. “Mas com o passar do tempo pude perceber que meu filho tem o dom da luta; desde os 6 anos de idade que ele para os ginásios quando executa o kata (luta imaginária) e o kumite (luta), sempre muito centrado e pé no chão. Acho que, por esse motivo, está se destacando e obtendo cada vez mais vitórias”, frisou a mãe Tainny.

Agradecimentos
O pequeno Akilys deixa registrado os seus agradecimentos. “Gostaria de agradecer a Academia Samara Jardim por sempre acreditar e estar presente na minha vida; a Recap (Clínica Integrada de Reabilitação), onde tenho total suporte quando preciso (Elca e Francisco); a Escola Construir (Rui); ao Curso de Inglês Inglesh Collegee (Suelen); a Barbearia Novo Estilo; e não poderia deixar de agradecer a minha mãe Tainny Cardoso, que sempre está ao meu lado em todas as competições”, disse o atleta.

Quem quiser ajudar o pequeno/grande campeão pode entrar em contato pelo telefone (zap) 22 99756-9698.

Comentários