Atleta macaense é classificado para representar o país na China

O atleta macaense Thalles Barboza, de 19 anos, representa o Brasil na China, em novembro, no Campeonato Mundial de Calistenia, o Kai Tak Sports Initiative Street Workout World Cup, que será realizado em Hong Kong, no dia 23. Thalles e William Souza, atleta de Recife (PE), são os únicos brasileiros que vão lutar por uma boa classificação entre os melhores do mundo.

Acompanhado pelo coach Kim Tavares, Thalles treina seis vezes por semana, por uma hora e meia, tanto em casa, onde possui barra fixa e paralela, quanto na praia, com os mesmos equipamentos, e no box de Crossfit Monkeysoul, da Praia Campista. “Nos finais de semana aumento meu tempo de treino para duas horas”, informa o atleta.

Com 1,80 metro, 68 quilos, percentual de gordura muito baixo e muitos músculos, Thalles possui o biotipo ideal para a calistenia, esporte que está se popularizando no Brasil e é caracterizado pela utilização do peso corporal para movimentos acrobáticos e de força.

O atleta, que está no último ano de Técnico de Meio Ambiente no Instituto Federal Fluminense, conseguiu a vaga para representar o Brasil ao ficar entre os três primeiros colocados no Campeonato Brasileiro de Street Workout, realizado em julho, em Belo Horizonte (MG).

O campeonato brasileiro foi organizado pela Liga Brasil, filiada à Federação Mundial de Calistenia, que fica na Letônia. Foram 50 atletas de nível avançado que participaram do evento e, apenas três conseguiram a classificação para representar o país na China. O terceiro atleta não deve comparecer ao Mundial por estar lesionado.

O primeiro contato de Thalles Barboza com a calistenia foi em 2015, quando viu uma pessoa fazer um bar muscle up – movimento que utiliza o corpo para subir na barra – e outras técnicas diferenciadas na praia. Ele se interessou pela modalidade, começou a treinar e nunca mais parou, sendo hoje um dos melhores atletas do Brasil na modalidade.

Thalles busca patrocínio para representar o Brasil na China e quem quiser ajudar poderá entrar em contato com o atleta pelo seu Instagram: @monkeysoul_ ou telefone 99239-5148.

Carreira do atleta está em ascensão
No ano passado, Thalles Barboza participou no mês de maio do 4º Torneio Distrital de Street Workout Freestyle, realizado no Jardim Botânico, na cidade de Bogotá, Colômbia. O evento contou com a participação de cem atletas. Dos 16 atletas selecionados, o representante do Brasil ficou na quarta colocação. O evento foi organizado pela Instituição de Recreação de Esporte de Bogotá.

Em 2017 o atleta conquistou o primeiro lugar no Arnold Classic South America, realizado no Transamérica Expo Center, em São Paulo (SP). Thalles fez parte da equipe Ahuevobarz, ao lado dos argentinos Cristian Alvarez e Hongo Martinez Eam.

Os exercícios de calistenia desenvolvem habilidades corporais como equilíbrio, coordenação motora, consciência corporal e flexibilidade. A modalidade utiliza o corpo todo em sintonia e trabalha com força, equilíbrio, coordenação e flexibilidade. A federação mundial de calistenia trabalha para transformar o esporte em uma competição olímpica.

A calistenia se originou na França no início do século XIX. A palavra tem origem no grego kallos, que pode ser traduzido para beleza e sthenos, algo como força ou vigor. É a beleza da força.

Comentários