Cabo Frio recebe Campeonato Estadual de Canoa Polinésia neste final de semana

Cabo Frio recebe neste finalde semana a terceira etapa do Campeonato Estadual de Canoa Polinésia, no Canto da Praia do Forte. As primeiras largadas ocorrem às 8h deste sábado (19) com as canoas individuais e duplas. No domingo (20) serão realizadas as provas de OC6 - canoas de seis pessoas.

Mais de 500 atletas de seis cidades do Estado participam da disputa. As provas terão entre 6km e 14km. O Campeonato Estadual do Rio de Janeiro é o maior do Brasil. Os atletas do Estado têm se destacado nas principais  competições nacionais e internacionais. "Será uma oportunidade única para quem quer conhecer o esporte e ver de perto alguns dos melhores atletas do país. Participam da competição clubes tradicionais como o Mauna Loa, de Niterói, que foi o campeão ano passado", explica Tiago Martins, organizador do evento.

Para a atleta e treinadora de Cabo Frio, Dayone Rossi, campeã mundial de OC6, quatro vezes campeã sul-americana e oito vezes campeã brasileira, a etapa deste fim de semana servirá como um treino para a sua equipe, a Mana Brasil.

“Será uma boa oportunidade para treinarmos para provas maiores, como, por exemplo, o Pan-Americano da Ilha de Páscoa, mês que vem, para o qual as nossas equipes open e master 40 foram convocadas como representantes do Brasil. No Estadual, fazemos testes, remamos com reservas e experimentamos novas atletas e formações. Mas também estamos de olho no título, que é de suma importância para nosso currículo e experiência”, explica Dayone, que também lidera um clube de canoa na cidade, o Náutico de Cabo Frio. “Aqui temos a grande responsabilidade diante da nossa tão amada torcida e familiares”.

Um destaque positivo do circuito estadual de canoa polinésia é a participação de paratletas e, também, o envolvimento de atletas da categoria júnior, visando ao crescimento do esporte.  

O evento é chancelado pela Federação Estadual de Va’a. Para esta etapa, o foco na segurança dos atletas será fator primordial, como relata o diretor técnico da entidade, Flávio Pereira: "Tivemos um planejamento em conjunto com as entidades competentes, como a Marinha, Bombeiros, Polícia Militar e Civil e a Prefeitura de Cabo Frio, para que tudo ocorra no maior grau de segurança para os atletas".

A canoa polinésia é o nome genérico dado à embarcação de origem polinésia que tem um segundo casco que serve de estabilizador, permitindo que mantenha sua velocidade sem comprometer a estabilidade. Esta denominação define as canoas tradicionalmente utilizadas na região do triângulo polinésio. Também chamadas de canoa havaiana, wa’a, va’a e outrigger, essas embarcações foram muito importantes para o processo de colonização da região. A Polinésia é um conjunto de ilhas no Oceano Pacífico, entre a Austrália e os Estados Unidos, do qual fazem parte o arquipélago do Havaí e o Taiti (que faz parte da Polinésia Francesa).

Confira abaixo a programação completa do fim de semana:

Dia 19/10 - Sábado:
Canoas individuais e duplas
Largadas às 8h e 10h
Premiação às 13h

Dia 20/10 - Domingo:
Canoas equipes - OC6
Largadas entre 8h e 13h
Premiação às 15h  

Comentários