Macaé sedia neste final de semana Torneio de Pesca na Praia Campista

O Clube Macaé de Pesca, que neste sábado (09), completa 18 anos de existência, realiza neste final de semana, sábado (09) e domingo (10), na Praia Campista, o Torneio de Pesca esportiva.

Segundo o presidente do Clube Macaé de Pesca, Pablo Agostinho dos Santos, cerca de 100 atletas, incluindo de Vitória, São Paulo, Rio de Janeiro, Campos dos Goytacazes, Saquarema, Maricá e Barra de São João, participarão das competições.

No sábado (09), as competições serão das 13h30 às 18h, com recepção aos participantes às 10h. No domingo (10), será das 06h às 10h30, com almoço e premiação a partir das 12h30, na sede da AABB.

Ainda de acordo com Santos, a premiação do torneio será dividida por categorias: juvenil, feminino, master (acima de 50 anos de idade), sênior (60 anos), masculina e avulsa. A premiação será em dinheiro, além de troféus. "A expectativa para este torneio está muito boa, pois é a oportunidade de trazermos para Macaé o torneio de pesca, que tem o objetivo de fomentar o esportiva, que é uma modalidade  muita praticada no Brasil, a pescaria de competição", ressaltou Pablo Agostinho.

O Clube Macaé de Pesca participa de provas fora da cidade, como Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Em 2020, vai participar de duas provas, em Alagoas e Sergipe, que são provas para fomentar a região nordeste, com premiação de R$ 30 mil.

Segundo Pablo, para se tornar um atleta de pesca, em primeiro lugar, é importante gostar de pescar, na modalidade de praia. Para se interar mais sobre a pesca de competição, basta acessar a página do Clube Macaé de Pesca no facebook e no instagram, ou pelo email: clubemacaepesca@gmail.com.

A pesca esportiva, de competição, exige regras, segundo a Confederação Brasileira de Pesca. O Clube Macaé de Pesca já conquistou importantes títulos, de acordo com Pablo, entre eles: campeão de campeonatos abertos, campeonato estadual, e boas colocações individuais, em que atletas do Clube Macaé de Pesca participaram do campeonato brasileiro, entre eles, o atual presidente e Selma, que é de Curitiba e participa de competições de pesca pelo Clube Macaé.


Sobre o Clube Macaé de Pesca
Com objetivo de promover a pesca amadora esportiva na cidade, a partir das equipes avulsas de Macaé, que nas décas de 1970, 1980 e 1990, pescadores amadores sempre representavam a cidade em outros Estados, como Espírito Santo, São Paulo, Bahia, Santa Catarina e voltaram ao município com títulos em torneios, gincanas, provas internacionais, o Clube Macaé de Pesca foi fundado em 2001. Eram as equipes avulsas: Água Viva, Aquarius, Dinâmica, Toni Volks e Tubarão Anequim.

O Clube Macaé de Pesca é filiado à Federação de Pesca, Lançamento e Esportes Subaquáticos do Estado do Rio de Janeiro e a Confederação Brasileira de Peca, Lançamento e Esporte Subaquáticos. Em 2007, o clube foi Campeão do Interclubes, mas vários títulos individuais foram conquistados. Em 2012 houve uma reformulação no cenário da pesca de lançamento no Rio de Janeiro e Brasil e todos os clubes do estado fundaram a FEPELERJ (Federação de Pesca e Lançamento do Estado do Rio de Janeiro e a Nova Pesca Brasil), que hoje é a CBPL ( Confederação Brasileira de Pesca e Lançamento).

Pela federação, em 2015, o clube de Macaé foi campeão na categoria adulto masculino, campeão individual nas categorias adulto masculino, feminino, master. Em 2017, três atletas do clube foram para a Seleção Estadual e conquistaram o bi campeonato, em Vitória.

Atualmente, o clube têm 35 atletas filiados, sendo que 70% são macaenses.

Comentários