EXEMPLO: Rômulo Santos, é campeão de aquathlon, mas antes disso o bombeiro falou mais alto


O campista Rômulo Santos, conhecido pelos bons resultados do aquathlon e triathlon, venceu o prova de aquathlon, em Vila Velha, no Espírito Santo neste sábado (09/11), até ai um excelente resultado, mas nada do que os torcedores não estejam acostumados. Rômulo é bombeiro militar, e antes dessa prova, que ele quase desistiu, ajudou uma pessoa que havia se acidentado. O bombeiro falou mais alto neste momento, mas a vida não deixa passar em branco as boas ações. Acompanhe com as palavras do próprio Rômulo.

"Hoje (sábado, 09/11) tive um dia bem inusitado que poderia ser resumido na seguinte frase: "A recompensa em ajudar o próximo não é material, mas seu valor é muito maior que qualquer tesouro"!
A imagem pode conter: Rômulo Santos, atividades ao ar livre
Estava a caminho do check in para a prova junto de minha esposa Mel Quintanilha e minha filha Laila que também competiria.
Por volta das 06:50, ocorreu uma colisão entre um ônibus e uma motocicleta, onde a motociclista foi atingida por trás e aí parei para prestar os primeiros atendimentos para a vítima. Como bombeiro militar não era mais que minha obrigação!

Consegui improvisar uma tala de perna com papelão e ataduras e fiz a imobilização de uma fratura tibio-fibular a qual a vítima havia sofrido, e permaneci ali por 55´ realizando procedimento padrão de estabilização cervical, até deixá-la sob responsabilidade da viatura de resgate.Tive o apoio de um Guarda Vidas do município de Vila Velha que permaneceu comigo o tempo todo e que forneceu os materiais necessários para a imobilização.
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé e atividades ao ar livre
A largada da prova era as 08:10 e ao longo do atendimento havia praticamente desistido já de competir, quando um dos envolvidos na organização Marcio Moreira Cunha (muito obrigado) bem solícito com a situação ofereceu ajuda para tentar agilizar o deslocamento para o hospital e ainda solicitou aos demais organizadores que fosse atrasada a largada por cerca de 10´ para que eu ainda pudesse tentar competir visto que meu deslocamento Campos x Vila Velha havia sido exclusivamente para competir nessa prova que tinha certa importância para mim.

Exatamente as 08:05 me dirigi finalmente para a área do evento, correndo com as meninas, para fazer a retirada do chip, deixar as coisas na transição e sem aquecimento , hidratação correta ou suplementação alinhei na largada faltando cerca de 1´ para iniciar a prova. Estava "perdido" ,agitado e parecia um atleta iniciante, quase que "ás cegas" em relação ao percurso e toda dinâmica da prova.
A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé, oceano, shorts, céu e atividades ao ar livre
Tem sido um ano difícil após a Chicungunya e ainda sinto alguns sintomas da doença e após toda a situação vivenciada momentos cruciais antes da competição, com toda correria, confesso que nem pensava no momento em disputar o 1º lugar sabendo dos grandes atletas que ali estavam, no entanto a adrenalina falou mais alto, consegui fazer uma boa natação , fui aquecendo ainda ao longo do percurso na água assim como no início da corrida que encaixou após os 2,5 km trazendo uma satisfação dupla, inédita e bem diferenciada por ter cumprido minha obrigação como bombeiro militar e ter conquistado a prova. Isso não tem preço!O desempenho ali foi surpreendente tanto para mim quanto para minha esposa!

O mais legal de tudo foi minha filha ter presenciado tudo e eu poder ter dado para ela um bom exemplo, abdicando de algo que era importante para mim e que tem grande peso na minha vida para poder ajudar alguém e cumprindo assim paralelamente o meu dever como bombeiro militar.

Comemorei muito na chegada e com certeza o dia de hoje terá um lugar especial na memória ao longo destes 28 anos como atleta!Foi um dia que teve tudo para dar errado e no fim deu tudo certo, onde a mente praticamente "me pregou uma peça" e onde fica mais um aprendizado!Deus é perfeito e a minha recompensa veio á jato!A sensação ao fim da prova foi o grande tesouro do dia!"

Comentários