Quissamã: Atividade física contribui para melhor qualidade de vida

Image
Com a oferta de aulas de treino de força, treinamento funcional adaptado, alongamento, ginástica e hidroginástica, o Projeto Vida Ativa, da secretaria de Saúde de Quissamã, em uma parceria entre o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e a Coordenação de Fisioterapia, leva atividades aos usuários cadastrados nas Unidades de Saúde da Família (USF) do município.

Desenvolvido pelos profissionais de Educação Física Gustavo Filano e Fabiana Augusta da Silva, o projeto leva atividades para cerca de 300 pessoas, de 30 a 96 anos. Além das ações oferecidas de segunda a sexta-feira, eles realizam ainda atendimento de psicomotricidade aquática para alunos especiais.
Image
“Nosso objetivo é a promoção de saúde e qualidade de vida através da atividade física e, com isso, temos conseguido até mesmo a redução do uso de medicamentos. Pauto meu trabalho no foco da saúde, mas sempre preocupado em dar autonomia a eles, para torná-los capazes de fazer suas tarefas do dia a dia sem depender de outras pessoas. Fortalecemos as estruturas mas, acima de tudo, queremos que eles possam ser felizes ali, com um ambiente prazeroso. Alegria, descontração e convívio harmônico para todos, que são alunos maravilhosos”, informou o professor Gustavo.

Hoje, o grupo de alongamento da professora Fabiana tem cerca de 120 alunos, de diversas faixas etárias, sendo a maioria composta por idosos. Por ser uma atividade física sem impacto e de mínima alteração da frequência cardíaca, ela é adequada para diversas idades. “Todos os nossos alunos são encaminhados por especialistas da rede, médicos das USFs e pelo setor de Fisioterapia (depois de finalizar o tratamento fisioterápico). As atividades acontecem no varandão do Centro de Saúde, ao lado da Fisioterapia, com exercícios de flexibilidade, onde procuramos trabalhar a mobilidade articular com o objetivo de aliviar as dores musculares e facilitar as tarefas do dia a dia, buscando sempre uma melhora considerável da flexibilidade, da postura e do equilíbrio”, explicou Fabiana.
Image
As atividades acontecem nas unidades do Carmo, Santa Catarina, Machadinha, Barra do Furado e Centro de Saúde em horários e dias definidos. Para os interessados, basta procurar a unidade onde está cadastrado.

O calendário fica assim definido:

Segunda e quinta
Carmo - 7h
Centro de Saúde - 8h e das 14h às 16h
Santa Catarina - 9h15
Machadinha - 10h15

Terça-feira
Barra do Furado - 8h às 11h

Quarta e sexta-feira
Centro de Saúde - 8h às 11h

Comentários