37ª Rodada do Campeonato Brasileiro começa nesta quarta-feira


O Brasileirão 2019 chega na 37ª e penúltima rodada com a briga contra o rebaixamento como o grande atrativo. Ceará ou Cruzeiro? Quem vai cair? Veja abaixo os detalhes para todas as partidas que vão movimentar a Série A no meio de semana.

Quarta-feira, 19h
Athletico-PR x Santos
Mesmo com a vaga na Libertadores do ano que vem garantida por ser o campeão da Copa do Brasil, o Furacão tem tido um ótimo desempenho nessa reta final de Brasileirão. O time paranaense já está há 11 jogos sem perder e, mesmo enfrentando o vice-líder Santos, é o favorito para o confronto. O ano foi maravilhoso para o clube e esse será o último jogo da temporada na Arena da Baixada. Vai dar Athletico. 

Athletico-PR: Santos; Jonathan, Thiago Heleno, Léo Pereira e Márcio Azevedo; Wellington, Camacho e Lucho González; Marcelo Cirino, Rony e Marco Ruben. Técnico: Eduardo Barros.

Lesionados/Poupados: Bruno Guimarães (mei), Lucas Halter (zag)

Suspenso: Vitinho (ata).

Santos: Everson; Pará, Felipe Aguilar, Gustavo Henrique e Luan Peres; Alison, Evandro e Diego Pituca; Soteldo, Marinho e Jean Mota. Técnico: Jorge Sampaoli.

Lesionados/Poupados: Jorge (lat)

Suspenso: ninguém.


Quarta-feira, 19h30
Atlético-MG x Botafogo
Após um período tenebroso sem vitórias, o Galo venceu em casa o Corinthians na última rodada e se garantiu matematicamente na Série A do ano que vem. Apesar de só jogar para garantir-se na Sul-Americana de 2020, vai fazer a diferença nessa partida a melhor qualidade técnica do elenco mineiro. Vitória do Atlético-MG sem sofrer gols. 

Atlético-MG: Cleiton (Victor); Guga, Réver, Igor Rabello e Patric; José Welison, Jair, Luan, Cazares e Marquinhos; Di Santo. Técnico: Vagner Mancini.

Lesionados/Poupados: Nathan (mei)

Suspenso: Fábio Santos (lat).

Botafogo: Gatito; Fernando (Marcinho), Gabriel, Joel Carli e Yuri; Cícero, Leo Valencia e João Paulo; Luiz Fernando, Rhuan e Diego Souza. Técnico: Alberto Valentim.

Lesionados/Poupados: Rodrigo Pimpão (ata), Gilson (lat).

Suspenso: Alex Santana (mei).


Ceará x Corinthians
Desesperado para evitar o rebaixamento, o Ceará, sob o comando de Argel Fucks, fará de tudo para conseguir pontuar no último jogo em casa na temporada. Do outro lado, no entanto, tem um Corinthians que ainda precisa se garantir matematicamente na Libertadores de 2020 e jogará duro. O problema é que os dois ataques das equipes não empolgam. Tendência de um jogo nervoso e um empate sem gols, o suficiente para a equipe cearense se livrar da Série B em caso de derrota do Cruzeiro.

Ceará: Diogo Silva; Samuel Xavier, Luiz Otávio, Eduardo Brock e João Lucas; Fabinho, Ricardinho, Limae Felipe; Thiago Galhardo e Leandro Carvalho. Técnico: Argel Fucks.

Lesionados/Poupados: Richard (gol).

Suspenso: Valdo (zag) e William Oliveira (mei).

Corinthians: Cássio, Fagner, Manoel, Gil e Carlos Augusto (Danilo Avelar); Gabriel, Júnior Urso, Janderson, Pedrinho (Mateus Vital) e Clayson; Gustavo. Técnico: Dyego Coelho.

Lesionados/Poupados: Everaldo (ata)

Suspenso: ninguém.


Quarta-feira, 21h
Chapecoense x CSA 
Jogo entre duas equipes que estarão na Série B do ano que vem (o rebaixamento do CSA só precisa ser confirmado matematicamente, mas é certo). Na despedida da Arena Condá da Primeira Divisão, aposto em um melhor desempenho da Chape em homenagem aos seus torcedores. Vitória dos donos da casa com um placar magro em um jogo fraco tecnicamente.

Chapecoense: João Ricardo; Eduardo, Amaral, Mauricio Ramos e Roberto (Caíque Sá); Márcio Araújo, Elicarlos e Camilo; Dalberto e Arthur Gomes. Técnico: Marquinhos Santos.

Lesionados/Poupados: Gum (zag), Rafael Pereira (zag), Henrique Almeida (ata), Bruno Pacheco (lat), Everaldo (ata), Hiago (zag), Renato (ata)

Suspenso: Douglas (zag).

CSA: Jordi; Dawhan, Ronaldo Alves (Lucas Dias), Luciano Castán e Rafinha; João Vitor, Nilton, Jean Cléber e Jonatan Gómez; Bustamante e Ricardo Bueno. Técnico: Jacozinho.

Lesionados/Poupados: Apodi (lat), Alecsandro (ata).

Suspenso: Euller (lat), Alan Costa (zag).


Quarta-feira, 21h30
São Paulo x Internacional
Um dos melhores jogos da rodada, com um confronto direto por uma vaga na fase de grupos da Libertadores. O São Paulo, sexto colocado, com 57 pontos, vem pressionado para a partida após só vencer um dos últimos cinco jogos. O Inter, em sétimo lugar, com três pontos a menos, conseguiu na última rodada uma vitória importante fora de casa e chega mais tranquilo para o confronto. Desta vez, a pressão da torcida dará resultado e a equipe do técnico Fernando Diniz vencerá. 

São Paulo: Tiago Volpi; Juanfran, Bruno Alves, Arboleda e Reinaldo; Tchê Tchê, Igor Gomes e Daniel Alves; Vitor Bueno, Antony e Pablo. Técnico: Fernando Diniz.

Lesionados/Poupados: Everton (mei).

Suspenso: Ninguém.

Internacional: Marcelo Lomba; Heitor, Moledo, Víctor Cuesta e Uendel; Rodrigo Lindoso, Edenilson, Patrick e D'Alessandro; Guilherme Parede e Guerrero. Técnico: Zé Ricardo.

Lesionados/Poupados: Zeca (lat), Pottker (ata), Rodrigo Dourado (mei)

Suspenso: ninguém.

Quarta-feira, 21h30
Fluminense x Fortaleza 
Com quatro vitórias e um empate, o Fortaleza tem a melhor campanha do Brasileirão nos últimos cinco jogos, empatado com Flamengo e Athletico. A equipe do técnico Rogério Ceni passou até a sonhar com uma vaga na Libertadores (são quatro pontos a menos que o Corinthians, o último que hoje se classificaria). Contra um Fluminense que tem tido um desempenho muito fraco mesmo contra equipes da zona de rebaixamento, vai dar Fortaleza no 

Fluminense: Marcos Felipe; Gilberto, Nino, Digão e Caio Henrique; Allan, Yuri, Daniel e Nenê; Marcos Paulo e Yony González. Técnico: Marcão.

Lesionados/Poupados: Mascarenhas (lat), Ganso (mei), Airton (mei), Matheus Ferraz (zag), Muriel (gol)

Suspenso: Rodolfo (gol), Guilherme (mei).

Fortaleza: Felipe Alves; Gabriel Dias, Quintero, Paulão e Bruno Melo; Juninho, Felipe e Edinho; Romarinho, Osvaldo e Wellington Paulista. Técnico: Rogério Ceni.

Lesionados/Poupados: Roger Carvalho (zag), Éderson (ata), Diego Tavares (lat).

Suspenso: ninguém.


Quinta-feira, 19h15
Grêmio x Cruzeiro
Jogo que pode decretar matematicamente o rebaixamento do Cruzeiro. Para isso ocorrer, basta o time gaúcho vencer e o Ceará empatar a sua partida contra o Corinthians. Com um Grêmio melhor tecnicamente e bem mais equilibrado psicologicamente, tudo leva a crer que é isso mesmo que vai ocorrer. Vitória dos donos da casa, mesmo com o desespero dos visitantes. 

Grêmio: Paulo Victor; Léo Moura, Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Matheus Henrique, Maicon, Alisson, Pepê (Diego Tardelli) e Everton; Luciano. Técnico: Renato Gaúcho.

Lesionados/Poupados: Luan (mei), Jean Pyerre (mei), Léo Gomes (lat)

Suspenso: ninguém.

Cruzeiro: Fábio; Orejuela, Cacá, Léo e Egídio (Dodô); Henrique, Éderson e Ariel Cabral; Pedro Rocha, David e Joel. Técnico: Adilson Batista.

Lesionados/Poupados: Dodô (lat), Dedé (zag), Rodriguinho (mei)

Suspenso: ninguém.

Quinta-feira, 19h15
Palmeiras x Goiás
Os últimos dias no Palmeiras têm sido horríveis. Cinco jogos sem vencer, três derrotas nos último três jogos, demissão de treinador e de gerente de futebol. Teve até críticas do presidente aos jogadores em entrevista coletiva e a certeza de que muitos atletas não seguirão no clube. Diante desse cenário e do orgulho ferido do elenco, acredito em uma reação da equipe paulista nessa partida contra o Goiás que será disputada em Campinas. 

Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Luan, Vitor Hugo (Antônio Carlos) e Diogo Barbosa; Matheus Fernandes, Bruno Henrique e Lucas Lima; Dudu, Carlos Eduardo e Luiz Adriano (Borja ou Deyverson). Técnico: Andrey Lopes.

Lesionados/Poupados: Gustavo Gómez (zag), Jean (mei).

Suspenso: Willian (ata)

Goiás: Tadeu; Yago Rocha, Fábio Sanches, Rafael Vaz e Alan Ruschel; Gilberto, Léo Sena, Thalles e Rafinha; Leandro Barcia e Rafael Moura. Técnico: Ney Franco.

Lesionados/Poupados: David Duarte (zag).

Suspenso: Michael (ata).

Quinta-feira, 19h15
Bahia x Vasco
Quando o assunto é confrontos contra o Vasco em casa, o Bahia não tem do que reclamar. Nos últimos três jogos em Salvador entre os dois times, três vitórias do Bahia por 3 a 0. Ou seja, nove gols marcados e nenhum sofrido. Após acabar com o longo jejum de nove jogos sem vitórias no Brasileirão na última rodada, aposto em mais um triunfo dos donos da casa em um jogo relativamente tranquilo.

Bahia: Douglas; João Pedro, Lucas Fonseca, Juninho e Moisés; Gregore, Flávio e Guerra; Élber, Artur e Gilberto. Técnico: Roger Machado.

Lesionados/Poupados: Marco Antônio (mei).

Suspenso: Ronaldo (mei).

Vasco: Fernando Miguel; Pikachu, Henriquez, Castán e Henrique; Richard, Raul e Andrey; Marrony, Tiago Reis e Ribamar. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Lesionados/Poupados: Werley (zag).

Suspenso: Rossi (ata) e Guarín (mei).


Quinta-feira, 20h
Flamengo x Avaí - Palpite: Flamengo
O último jogo da rodada é também o mais fácil de palpitar. O Flamengo campeão, jogando o seu último jogo do ano em casa contra o lanterna e já rebaixado Avaí. Para se ter uma ideia da diferença das equipes, em todo o campeonato o Avaí fez 17 gols. Bruno Henrique (21) e Gabigol (24) sozinhos fizeram mais. Independentemente se o técnico Jorge Jesus irá poupar alguns titulares ou não, aposto em goleada de olho fechado. 

Flamengo: Diego Alves; Rafinha, Rodrigo Caio, Rhodolfo e Filipe Luís; Arão, Gerson e Arrascaeta; Everton Ribeiro, Bruno Henrique e Gabigol. Técnico: Jorge Jesus.

Lesionados/Poupados: ninguém

Suspenso: Vitinho (ata).

Avaí: Vladimir; Lourenço, Marquinhos Silva, Eduardo Kunde e Ramon; Marcinho, Wesley e Richard Franco; Gabriel Lima, Caio Paulista e Jonathan. Técnico: Evando Camillato.

Lesionados/Poupados: ninguém

Suspenso: João Paulo (mei), Léo (lat).

Comentários