Pular para o conteúdo principal

Anúncios

Começam as atividades de verão na Colônia de Férias da Terceira Idade de Farol

Na Colônia de Férias da Terceira Idade do Farol de São Thomé, o Verão 2020 foi lançado, oficialmente, nesta quarta-feira (8). A secretária e subsecretária do  Envelhecimento Saudável e Ativo, Heloísa Landim e Neli Viter, respectivamente; e o presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Raphael Thuin, prestigiaram a abertura da temporada mais quente do ano.
   

A Colônia funciona o ano todo com atividades dentro da Rede de Proteção Social e toda a programação faz parte do Alô Farol 2020. Em razão da demanda natural dos meses de janeiro e fevereiro, a Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria do Envelhecimento Saudável e Ativo (Sesa), ampliou os dias das aulas de hidroginástica. De segunda a sexta-feira, 120 alunos vão praticar atividade física dentro da água e ainda há uma lista de espera.  
— A Colônia de Férias foi devolvida à população logo no início da gestão do prefeito Rafael Diniz porque ele é um gestor que prima pelo envelhecimento digno e com qualidade. Mais uma vez, saímos na frente. Você que está na praia do Farol, seja morador ou turista, e tem mais de 60 anos, não pode perder a programação especial que preparamos em parceria com a Fundação de Esportes para abrilhantar ainda mais o Verão no litoral campista —  afirmou Heloísa Landim.    

A professora de Educação Física da Colônia Jéssica Guizarra recebeu os professores Léo Everton e Fábio Alexandrino. Os profissionais lançaram o Projeto Aquadance, sucesso em 2018 e que voltou este ano e contempla aulas de hidroginástica com ritmos variados como samba, forro e axé.  
 
A coordenadora do Núcleo de Atenção Básica à Pessoa Idosa da Secretaria Municipal de Saúde, Deborah Casarsa, também participou do lançamento do Verão 2020 da Colônia e conversou, de forma muito descontraída, com os idosos sobre câncer de pele e a campanha Janeiro Branco.  


— O câncer de pele é um dos mais comuns e o que podemos evitar. Ingerir dois ou três litros de água, uso contínuo de filtro solar, exposição correta ao sol, observar a pele, manchas, pintas, lesões; todos estes fatores contribuem para diagnosticar o câncer de pele precocemente. E o Janeiro Branco é o mês dedicado à saúde mental. O governo Rafael Diniz oferece a vocês a oportunidade de envelhecerem com mais saúde e menos remédios. Cabe a vocês controlarem as emoções e a usarem da forma mais adequada. Vamos viver sem cobranças e com vontade de aproveitar o que a vida tem de melhor a oferecer — destacou a geriatra Deborah Casarsa.    
Para a aposentada Lídia Ventronille, de 72 anos, a hidroginástica é vida e remédio para sua vida. “Convido todas minhas amigas para participarem das atividades na Colônia, principalmente da hidroginástica. Aqui somos como uma família. Nossa eterna gratidão ao prefeito Rafael Diiniz que nos devolveu vida e dignidade”, finalizou a aluna.   


Programação - No dia 24, às 10h, o grupo “Guardiões das Emoções” vai promover uma roda de conversa sobre os sentimentos. No dia 27, também às 10h, a assistente social Ângela Ventura vai realizar um bate-papo sobre autoestima na Terceira Idade; e no dia 31, às 10h, será a vez da presidente da OAB/Campos Mulher, Kelly Viter falar sobre  "Violência contra a mulher". Para fechar o mês, será realizado o “Luau da Melhor Idade” com o grupo de teatro da Casa de Convivência do Parque Tamandaré Nós na Fita, no dia 31, às 16h.  

Comentários