Pular para o conteúdo principal

Anúncios

Especial "Campeonato Fluminense de futebol" de 1928 à 1933

Resultado de imagem para Associação Nictheroyense de Sports Athleticos (ANEA)
Nesta segunda (24/02), o GF ESPORTE prossegue com a série de matérias sobre a história do extinto Campeonato Fluminense de futebol profissional. O resgate do futebol realizado no antigo estado do Rio de Janeiro, antes da fusão, em 1975. A série também  é baseada no Livro "O ESTADO ESQUECIDO: A HISTÓRIA DO CAMPEONATO FLUMINENSE DE FUTEBOL PROFISSIONAL", de Aristides Leo Pardo e "História do campeonato fluminense de futebol", de Laércio Becker. Em destaque os anos de 1928 à 1933.

Nos primeiros anos, a grande campeã foi a Associação Nichteroyense de Esportes Athleticos (ANEA), fundada em 1928 para organizar o campeonato local, no vácuo daANDT, que era filiada à FFD e foi com ela extinta em 1926.Com essa nova fórmula, a seleção vencedora representaria o estado (p.ex., noCampeonato Brasileiro de seleções) e, segundo o livro de Jorge Augusto Guimarães, o clube campeão da respectiva liga seria campeão estadual honorário (ou simbólico), o representante oficial do estado, caso fosse necessário indicar um (p.ex., para uma Copa dosCampeões estaduais, como a de 1937). 
Resultado de imagem para canto do rio antigo
O problema, segundo Auriel de Almeida, é que essa questão do clube campeão honorário consta apenas no já citado livro de Jorge Augusto Guimarães, não havendo confirmação nos jornais da época. Ainda segundo esse livro, quando o campeonato fluminense de seleções não era disputado, a liga campeã do ano anterior continuava representando o estado, por seu selecionado local e pelo seu clube campeão municipal (apud Auriel de Almeida). Foi o que aconteceu, p.ex., em 1932 e 1933. 

O campeonato de 1928 foi muito bem explicado em artigo específico de Auriel de Almeida. Ele terminou com Byron FC e Ypiranga FC empatados na liderança. A final estava com 3x3 no marcador e um pênalti a favor do Ypiranga quando foi interrompida.Deu-se um impasse. Passado o carnaval, decidiram anular o jogo e marcaram uma nova final para 17.03.1929. O Ypiranga discordou e decidiu não comparecer ao jogo, que foi vencido pelo Byron por WO, conquistando com isso o título. Pouco depois, porém, os finalistas jogaram um amistoso, em que disputaram a Taça Mme. Ribeiro de Almeida, em 31.03.1929. O Ypiranga venceu por 3x1 e foi considerado,  com apoio da imprensa,primeiro um “campeão moral”, depois o “verdadeiro campeão” de 1928. 

Com o tempo, esse amistoso passou a ser computado como a final do campeonato – quando não era –,motivo pelo qual o Ypiranga é freqüentemente (e equivocadamente) apontado como o campeão de 1928.Em 1930, as finais, entre a ANEA e a Associação Campista de Esportes Athleticos(ACEA), estavam programadas para três partidas, mas a AFEA reduziu unilateralmente para duas, sendo ambas  as partidas marcadas  para Niterói. Resultado: após vencer 

Dois detalhes. Por um lado, quem nega o caráter de estadual aos campeonatos da LSF deveria negá-lo também a este campeonato da AFEA de1927. Por outro lado, quem atribui aos primeiros campeonatos de Niterói o caráter de estaduais,deveria reconhecer esse campeonato de 1927, da AFEA, também um título niteroiense, já que o torneio municipal desse ano não foi realizado, porque a FFD e sua filiada ANDT foram extintas.

A primeira por 4x2 (em 24.08.1930), a ACEA se recusou a comparecer à segunda (em31.08.1930), perdeu por WO e a ANEA foi proclamada campeã. Só que o campeonato niteroiense terminou com dois campeões.

Em   1933,   eclodiu   a   crise   do   futebol   amador   (e   do   amadorismo “marrom”),provocada pela pressão em favor de sua profissionalização. O Fluminense AC, Byron FC, Nictheroyense FC e o Tamoyo FC de São Gonçalo abandonaram a amadorista ANEA(filiada à AFEA) e, no final do ano, fundaram a profissionalista Liga Nichteroyense deFutebol (LNF). 

A LNF recebeu o apoio das ligas campista e petropolitana (que eram ainda eram amadoristas, mas já planejavam adotar o profissionalismo) e juntas, em 1934, criaram a  Federação Fluminense de Esportes (FFE)  que, por sua vez, filiou-se à Federação Brasileira de Futebol (FBF), entidade profissionalista de âmbito nacional, criada em 1933.

Nesta terça (25/02), o Especial continua no GF ESPORTE, com o Campeonato Fluminense de 1934 à 1945. 

Comentários