Pular para o conteúdo principal

Anúncios

FALTAM 155 DIAS: Segunda Guerra Mundial impede Olimpíadas de 1940

File:Poster Olympische Sommerspiele Tokio 1940.jpg
Dando sequência ao Especial de contagem regressiva para os Jogos Olímpicos 2020, nesta quarta (19/02) o GF ESPORTE traz o os Jogos Olímpicos que deveriam ser realizadas em 1940, faltando 155 dias para edição 2020 que será em Tóquio, no Japão. Diariamente iremos contar todos os preparativos para o maior evento esportivo do mundo. A história dos Jogos, as modalidades, cada uma das edições já realizadas, os brasileiros, as medalhas, e todos os detalhes da edição 2020 que irá deixar os brasileiros com o fuso horário trocado, já que a maioria dos eventos esportivos ocorrerá durante a madrugada no Brasil.

Os Jogos da XII Olimpíada da Era Moderna nunca foram realizadas, devido à Segunda Guerra Mundial. Os jogos seriam realizados em Tóquio, Japão. Com o início da Segunda Guerra Sino-Japonesa, em 1937, os jogos foram transferidos para Helsinki, Finlândia, onde foram cancelados completamente em 1939, após o início da guerra. Helsinki sediaria os jogos de verão de 1952, e Tóquio, os jogos de verão de 1964.
File:Twelfth Tokyo Olympics (1940 Summer Olympics) souvenir handflag, 1936 AD - Edo-Tokyo Museum - Sumida, Tokyo, Japan - DSC06952.jpg
Japão dos anos 30 e esportes internacionais
Durante os Jogos do Extremo Oriente de 1930 em Tóquio, os participantes indianos foram vistos arvorando a bandeira do seu movimento de independência, em vez da bandeira da Índia Britânica. Isso causou uma reclamação da Associação Olímpica Britânica. Em 1934, o Japão tentou convidar colônias européias para os Jogos do Extremo Oriente.

Os Jogos Olímpicos de 1940 foram atribuídos à cidade japonesa de Tóquio em julho de 1938, naquela que deveria ser a primeira edição disputada em solo asiático. Só que, em setembro desse ano, os japoneses renunciaram à organização da XII Olimpíada, uma vez que os seus esforços estavam centrados na guerra travada com a China. O Comité Olímpico Internacional transferiu de imediato os Jogos para Helsínquia, na Finlândia. Os finlandeses trabalhavam com afinco na preparação do evento até que, em 1939, sofreram a invasão das tropas russas de Estaline. Por esta altura, a Alemanha tinha já invadido a Polónia e a Segunda Guerra Mundial estalara na Europa. Em maio de 1940, a Finlândia renunciou também à organização dos Jogos e o Comité Olímpico Internacional comunicou que, de acordo com o princípio fundamental nº 2 da Carta Olímpica, as XII Olimpíadas da história não seriam realizadas.
Resultado de imagem para olimpiadas 1940
Perda de Jogos
Quando a Segunda Guerra Sino-Japonesa eclodiu em 7 de Julho de 1937, Kono Ichiro , um membro da Dieta (Legislatura), imediatamente solicitou que os Jogos Olímpicos de ser perdido. Os 1938 Jogos do Extremo Oriente também foram cancelados, mas os delegados do COI do Japão persistiu sob a crença de que a guerra iria acabar em breve. Em meio à intensificação da guerra, a viabilidade de ambos os Jogos Olímpicos de Verão e os Jogos Olímpicos de Inverno de 1940 cresceu cada vez mais questionável a outros países, que sugeriram um site diferente ser escolhido e falou da possibilidade de boicotar os Jogos eram eles para avançar no Japão.

Em março de 1938, os japoneses forneceu garantias ao COI na conferência Cairo da organização que Tóquio ainda seria capaz de servir como a cidade anfitriã. No entanto, muitos membros da Dieta do Japão já havia questionado abertamente sediar os Jogos Olímpicos em tempo de guerra, e os militares era excessivamente exigentes que os organizadores construir os locais a partir de madeira, porque eles precisavam de metais para a frente de guerra. Em julho, a sessão legislativa foi realizada para decidir os assuntos do Verão e Jogos Olímpicos de Inverno ea planejada 1940 Feira Mundial de tudo de uma vez. Feira Mundial só foi "adiada", sob a crença de que o Japão seria capaz de encerrar a guerra, mas os Jogos Olímpicos não poderia ser movido e foi cancelado.

Koichi Kido , que viria a ser fundamental para a rendição do Japão em 1945, anunciou a caducidade em 16 de julho de 1938. Ele fechou seu discurso dizendo: "Quando a paz reina novamente no Extremo Oriente, podemos convidar os Jogos para Tóquio e aproveitar essa oportunidade para provar às pessoas do mundo o verdadeiro espírito japonês ". Este viria a passar em 1964 .

Apesar do cancelamento das 1940 Olimpíadas, o comitê organizador Tóquio divulgou seu orçamento para os Jogos. Em uma partida de prática padrão, o orçamento incluiu todos os investimentos de capital, bem como os custos de organização diretos. O orçamento total foi de ¥ 20,1 milhões, um terço do que teria sido pago pelo governo metropolitano de Tóquio.

Nesta quinta (20/02), o GF ESPORTE irá destacar os Jogos Olímpicos em 1944, que também não foram realizados.

Comentários