Pular para o conteúdo principal

Anúncios

FALTAM 161 DIAS: Em 1916 Primeira Grande Guerra cancela Olimpíada

Resultado de imagem para olimpiadas 1916
Dando sequência ao Especial de contagem regressiva para os Jogos Olímpicos 2020, nesta quinta (13/02) o GF ESPORTE traz o motivo que impediu os Jogos Olímpicos em 1916, a 14ª Guerra Mundial, faltando 161 dias para edição 2020 que será em Tóquio, no Japão. Diariamente iremos contar todos os preparativos para o maior evento esportivo do mundo. A história dos Jogos, as modalidades, cada uma das edições já realizadas, os brasileiros, as medalhas, e todos os detalhes da edição 2020 que irá deixar os brasileiros com o fuso horário trocado, já que a maioria dos eventos esportivos ocorrerá durante a madrugada no Brasil.


Os Jogos Olímpicos de 1916 estavam programados para acontecer na cidade de Berlim, Alemanha, mas devido aos conflitos da Primeira Guerra Mundial o evento foi cancelado. O início do conflito em 1914 não intimidou os organizadores, que imaginavam ser algo passageiro, mas devido à sua continuidade o cancelamento foi inevitável.

Resultado de imagem para olimpiadas 1916
Em 1920, os Jogos foram realizados em Antuérpia, na Bélgica, para homenagear o povo belga que sofreu muito durante a Guerra. Essa edição dos Jogos marcou a introdução do juramento do atleta e da apresentação da bandeira olímpica.


Essa edição marcou a estréia do finlandês Paavo Nurmi, um dos maiores corredores de meia e longa distância do mundo. Ele faturou nove medalhas de ouro em Jogos Olímpicos, entre elas nove de ouro e três de prata, o que o coloca entre os maiores detentores de medalhas na história.

Resultado de imagem para olimpiadas 1916
A sede foi dada a Alemanha em 27 de maio de 1912 na reunião do Comitê Olímpico Internacional em Estocolmo, na Suécia. A vitória de Berlim foi contra as concorrentes Alexandria da Grécia e Budapeste na Hungria. Outras cidades chegaram a se movimentar na tentativa de concorrer, mas foram eliminadas logo ao início do processo como Bruxelas na Bélgica e Cleveland nos Estados Unidos.


O Kaiser Guilherme ficou muito contente ao saber que a Alemanha iria sediar os Jogos de 1916. Para isso, mandou iniciar logo a construção do Estádio Olímpico que seria inaugurado em 1913. Na cerimônia, cerca de 50 mil espectadores e, por incrível que pareça, 10 mil pombos liberados para voar.

Resultado de imagem para olimpiadas 1916
Berlin Stadium
Como as pombas não eram da paz, pouco mais de um ano depois, precisamente no dia 28 de julho de 1914 com o assassinato do Arquiduque Francisco Ferndinando em Sarajevo, se iniciava a Primeira Grande Guerra Mundial. Foram quatro anos, três meses e duas semanas de guerra.


Inicialmente não se acreditava que o conflito duraria tanto. O próprio Barão de Coubertin então Presidente do Comitê Olímpico Internacional, teve de pedir afastamento da sua função. Convocado pelo exército francês, o Barão de Coubertin passou o comando para o barão suiço Godefroy de Bionay. O COI se mudava para Lausanne, na Suiça, de onde nunca mais saiu.

A guerra que começou na Europa, se estendeu com para África, Oriente Médio, ilhas do Pacífico e na China, 28 países foram envolvidos no conflito.

Resultado de imagem para olimpiadas 1916
Berlin Stadium2
Os Jogos de 1916 seriam os Jogos do avanço. Uma semana destes Jogos seria para quatro modalidades dos esportes de inverno. Seria a primeira edição da Olimpíada de Inverno, que por conta deste conflito, acabou se configurando apenas em 1924.

O Kaiser comandou pessoalmente as obras do Estádio Olímpico. Ele mesmo tentou, sem sucesso, uma trégua para a realização dos Jogos. Não tivemos os Jogos, mas o complexo construído na região Grunewald de Berlim tinha o primeiro circuito de 400 metros de atletismo em um estádio olímpico, além de um velódromo com arquibancada e uma piscina com arquibancada.


Os Jogos de 1912 em Estocolmo haviam sido um sucesso de 27 países e 4.742 atletas. A expectativa para 1916 era muito maior.

A Olimpíada teria 24 esportes, abertura seria 2 de julho e encerramento no dia 16, duas semanas depois. A semana do esporte de inverno era um pedido do dirigente italiano Eugenio Brunetta D’Usseaux que fez a solicitação para 1912, mas recusada pelos organizadores. Agora, para os Jogos de 1916 seriam quatro modalidades: patinação de velocidade, patinação artística, hóquei no gelo e esqui nórdico.

As datas destes Jogos foram motivos de muita discussão. Inicialmente, os alemães queriam em junho para celebrar os 25 anos de comando do Kaiser. Os americanos reclamaram que seria impossível de levar seus atletas universitários. Mesmo definidos para julho, haveriam algumas modalidades em maio e junho, o remo seria em agosto.


Os Jogos de 1916 teriam o boxe de volta, afastados em 1912 pois lutar boxe era ilegal na Suécia. O futebol seguia como o esporte mais popular entre os coletivos e o pedido da inclusão do rúgby pela França foi recusada. O golfe era olímpico e o esporte favorito dos filhos do Kaiser Guilherme. A esgrima e o ciclismo eram exclusivos para homens.

O melhor dos Jogos que não aconteceram foi a construção do Deutch Stadiu, o Estádiio alemão. O complexo custou três milhões de marcos e estava localizado no lado oeste da cidade de Berlim, ficava a 30 minutos do centro. Na construção, houve a instalação de 20 pequenos apartamentos que serviriam para os atletas que teriam de ficar instalados para treinamentos ou competições nos horários da manhã.

Nesta sexta (14/02), o GF ESPORTE irá destacar a quarta edição dos Jogos Olímpicos em 1920, na Bélgica.

Comentários