Pular para o conteúdo principal

Anúncios

FALTAM 169 DIAS: Origem dos Jogos Olímpicos, ocorreu na Grécia Antiga

Resultado de imagem para Origem dos Jogos Olímpicos
Dando sequência ao Especial de contagem regressiva para os Jogos Olímpicos 2020, nesta quinta-feira (06/02) o GF ESPORTE trás a Origem dos Jogos, na Grécia Antiga, faltando 169 dias para edição 2020 que será em Tóquio, no Japão. Diariamente iremos contar todos os preparativos para o maior evento esportivo do mundo. A história dos Jogos, as modalidades, cada uma das edições já realizadas, os brasileiros, as medalhas, e todos os detalhes da edição 2020 que irá deixar os brasileiros com o fuso horário trocado, já que a maioria dos eventos esportivos ocorrerá durante a madrugada no Brasil.

Os Jogos Olímpicos se originaram em Olímpia (Grécia antiga) em meados de 776 a.C. Naquele período, os jogos eram realizados em homenagem aos deuses gregos, sendo que Zeus era o mais homenageado.  Além disso, os jogos eram realizados com a intenção de promover a amizade e integração entre os povos.
jogosolímpicos
O único esporte, até a décima terceira competição, era a corrida. No quinto século antes de Cristo, já eram dez modalidades esportivas disputadas: corrida, salto em distância, lançamento de dardo, pentatlo, arremesso de disco, pancrácio, boxe, luta, corrida de bigas e corrida de cavalo.

Os primeiros jogos olímpicos da era moderna foram realizados em Atenas, em 1896. Os 285 atletas de 13 países disputaram provas de atletismo, esgrima, luta livre, ginástica, halterofilismo, ciclismo, natação e tênis.

Com frequência o termo Olimpíada é usado para nomear o evento dos jogos olímpicos. Tecnicamente, olimpíadas corresponde ao período de quatro anos compreendido entre uma edição e outra dos jogos olímpicos.

Os jogos olímpicos ocorrem de quatro em quatro anos e conta com a participação de atletas de quase todos os países do mundo. Os vencedores das competições sobem ao pódio e recebem diplomas e medalhas, ou seja, para o primeiro colocado, a medalha de ouro, para o segundo a de prata e para o terceiro a de bronze.

A classificação dos países vai acontecendo de acordo com a quantidade de medalhas de ouro obtidas, em caso de empate são contadas as de prata, persistindo o empate são contadas as de bronze. Depois, segue-se o hastear das bandeiras das nações dos vencedores e ouve-se o hino nacional do 1º classificado.

O símbolo das olimpíadas é formado por cinco anéis entrelaçados que simbolizam os cinco continentes, cada um representado por uma cor: Oceania (verde), Ásia (amarelo), África (preto), Europa (azul) e América (vermelho).

Nesta sexta-feira (07/02), o GF ESPORTE irá destacar a retomada dos Jogos a partir do século 19.

Comentários