Pular para o conteúdo principal

Anúncios

Uefa terá reunião na próxima quinta para debater torneios, e Champions pode terminar em 29 de agosto

A Uefa confirmou nesta quinta-feira que se reunirá mais uma vez na próxima semana para analisar a situação dos campeonatos paralisados em todo o continente por conta da pandemia do coronavírus. A nova videoconferência do Comitê Executivo da entidade ocorrerá na próxima quinta-feira, 23 de abril. Após o encontro, um comunicado deve ser emitido para tornar públicas as deliberações.
Na terça, haverá uma "sessão de esclarecimento" para os representantes das 55 federações que fazem parte da Uefa. A organização vem tentando apontar para os países-membros que a prioridade do calendário europeu será a realização das ligas nacionais para, depois, serem organizados os jogos restantes das competições continentais.

Segundo o jornal inglês "Telegraph", a finalíssima da Liga dos Campeões, que acontecerá em Istambul, na Turquia, pode ser adiada para 29 de agosto como resultado da crise. A decisão da Liga Europa, em Gdansk, na Polônia, foi provisoriamente marcada para 26 de agosto.
Como os países europeus vivem situações distintas com relação à pandemia da Covid-19, ainda não há um prazo definido para que os torneios sejam retomados. Entretanto, a Uefa pretende evitar que as ligas sejam encerradas sem a conclusão de todas as rodadas, como ocorreu no Campeonato Belga, que apontou o Brugge como campeão. A princípio, a federação local deve voltar atrás na decisão e ter uma nova assembleia.

Presidente da Uefa não descarta Liga dos Campeões sem público e projeta final para julho ou agosto
A primeira medida da Uefa para abrir espaço no calendário para a realização dos jogos adiados foi passar a Eurocopa para 2021, deixando os meses de junho e julho livres para a utilização pelos clubes. A princípio, o desejo da confederação é concluir o calendário 2019/20 até agosto, visando minimizar o impacto na temporada 2020/21.

Mas como ainda não foram concluídas as oitavas de final da Champions e também da Liga Europa, e a preferência de muitos clubes é primeiro encerrar as competições nacionais, é provável que a indefinição se estenda até agosto. As quartas de final aconteceriam no fim de julho.
O presidente da Uefa, Aleksander Ceferin, no entanto, já descartou a possibilidade de os jogos invadirem o mês de setembro.

Foto: O Globo

Comentários