Pular para o conteúdo principal

Anúncios

Sevilla x Real Betis: tradição e modernidade se encontram na LaLiga

Sevilla x Betis: onde assistir e horário do jogo pelo Campeonato ...
Protagonistas do "El Gran Derbi", válido pela 28ª rodada do Campeonato Espanhol, Sevilla e Betis possuem um passado bastante íntimo e interligado, que se entrelaçou ao longo das décadas.

A rivalidade entre as equipes dos bairros de Nervión (Sevilla) e Heliópolis (Betis) remonta ao primeiro encontro na história da LaLiga, em 1929. Na ocasião, os verdiblancos venceram por 3-0 em plena casa do grande rival, estabelecendo o precedente de que a vantagem de jogar diante de seus torcedores nem sempre conta como vantagem - uma tendência que continua até os dias atuais . O Betis, por exemplo, voltou a estragar a festa na casa rival, justamente no dia de abertura do atual estádio Ramón Sánchez-Pizjuán, com uma vitória por 4-2 na temporada de 1958/1959 na LaLiga .

Já os rojiblancos, mais recentemente, nas eliminatórias da Europa League de 2013/1014, triunfaram por 4-3 em uma disputa de pênaltis no vizinho estádio Benito Villamarín. Em janeiro de 2018, uma vitória do Betis por 5-3, na casa do Sevilla, acabou se tornando o embate com maior número de gols na história dessa rivalidade. No último encontro entre eles, no primeiro turno da atual temporada 2019/2020, o Sevilla bateu os donos da casa por 2-1.

Vale lembrar que ambas as equipes vêm de bons resultados na LaLiga, deixando o Derbi de quinta ainda mais recheado de expectativas. Enquanto o Betis surpreendeu o Real Madrid, então líder da LaLiga, com uma vitória por 2-1 no estádio Benito Villamarín - encerrando um jejum que já durava sete partidas, subindo ao 12º lugar na tabela -, o Sevilla se manteve na terceira colocação, após empatar em 2-2 com o Atlético de Madrid, em pleno Wanda Metropolitano.

Além disso, o duelo marcará mais um encontro do capitão verdiblanco, Joaquín Sánchez, com seu maior rival. Natural de El Puerto de Santa Maria, o jogador de 38 anos possui um histórico bastante positivo, tendo disputado 29 derbies, marcando gols em 2002/2003 e 2018/2019. Do outro lado, Jesús Navas, 34, da cidade periférica vizinha de Los Palacios, pode aumentar para 20 o número recorde de derbies do clube. Os brasileiros também marcam presença neste confronto, com Fernando e Diego Carlos, do Sevilla, enfrentando seus compatriotas Sidnei e Emerson, do Betis.

Os treinadores Julen Lopetegui (basco) e Rubi (catalão) sabem que devem estar preparados para o ambiente de jogo típico da Andaluzia - embora ele deva acontecer com os portões fechados, devido a precauções sanitárias do COVID-19.

Não é só Futebol. É LaLiga.

Sobre a LaLiga
Fundada em 1984, a LaLiga é uma associação esportiva que compreende as 42 equipes que compõem a primeira e segunda divisão do futebol profissional em Espanha. LaLiga, com sede em Madrid, é responsável pela LaLiga Santander, LaLiga SmartBank e pela produção televisiva, que na temporada 2018/2019 chegou a mais de 2700 milhões de pessoas em todo o mundo. A associação também dispõe de uma fundação ativa e é a primeira liga de futebol profissional do mundo em possuir uma liga para jogadores com deficiência intelectual: LaLiga Genuine Santander.

Comentários