Pular para o conteúdo principal

Anúncios

Faltando um mês para Segundona do Rio, muitas dúvidas e um possível adiamento da estreia


Nesta quarta-feira (15/07) chega ao fim o Campeonato Carioca da primeira divisão com o clássico Flamengo e Fluminense, a expectativa de 16 clubes da Série B1 de profissionais, a Segundona do Rio, é que com o apito final do FlaxFlu e o levantar de troféu do campeão, possa fazer a FERJ (Federação de Futebol do Rio de Janeiro) voltar sua atenções para o campeonato de acesso à elite do estadual do Rio.

Inicialmente marcado para começar no dia 15 de agosto, a maioria dos clubes participantes da Segundona se quer apresentaram comissão técnica e elenco, o que de cara coloca uma interrogação na segunda mais importe competição de futebol do Estado. Alguns acreditam que o campeonato só comece em setembro, outros afirmam que o mês de agosto será mantido, mas com a estreia ocorrendo uma semana após o previsto, ou seja dia 22. 

A verdade é que um novo arbitral será convocado para definir isso, bem como os estádios, o projeto Jogo Seguro, inscrições de atletas e as medidas que podem influenciar no regulamento futuro da competição, já que a não queda de Cabofriense e Nova Iguaçu, pode modificar o acesso dos dois primeiros colocados. Seria o fim da Seletiva? Bom isso só o arbitral e as novas normas poderão definir. Até os grupos podem mudar afinal sem um rebaixado, serão 16 participantes podendo dividir dois grupos de 8.

O certo é que, por enquanto, o regulamento se mantém, e as datas também. 

O Campeonato será disputado em 4 (quatro) fases: Taça Santos Dumont (1º Turno), Taça Corcovado (2º Turno), Turno Semifinal e Turno Final;

*TAÇA SANTOS DUMONT: 15 AGOSTO À 12 DE SETEMBRO
*TAÇA CORCOVADO: 19 DE SETEMBRO À 21 DE OUTUBRO
*FASE FINAL: 24 DE OUTUBRO À 4 DE NOVEMBRO

Na Temporada de 2020 participarão do Campeonato da Série B1 16 (dezesseis) associações, sendo elas:

GRUPO A
Duque de Caxias
Olaria
Audax
Serra Macaense
Nova Cidade
Serrano
Gonçalense
Maricá
Rio São Paulo

GRUPO B
Goytacaz
Sampaio Corrêa
Campos
Bonsucesso
Angra dos Reis
Artsul
São Gonçalo


Foi estabelecido que a Segundona manterá a fórmula de disputa dos últimos anos: em dois turnos, Taça Santos Dumont e Corcovado. Sendo que os campeões de cada turno garantem a vaga na semifinal geral e, os dois melhores colocados na classificação geral da competição também avançam à disputa do acesso. As duas equipes que chegarem à final da Série B1, conquistarão, desta forma, o acesso à Seletiva. Em relação ao calendário, a competição tem início e fim marcados para maio e setembro, respectivamente.

A alteração fica logo abaixo na tabela. Os times que ficarem entre a 3ª e 8ª colocação irão para a nova Série A2, que será disputada a partir de 2021. Quem ficar entre o 9º e 15º lugar, irá permanecer na Série B1, que passará a ser o terceiro nível estadual. Os dois últimos irão cair para a B2, que passará a ser a Quartona.

TAÇA SANTOS DUMONT

(1ª RODADA)
15/ago Sáb 
15:00 
Duque de Caxias FC X EC Rio São Paulo
Olaria AC X Maricá FC
Audax Rio EC X Gonçalense FC
Serra Macaense FC X Serrano FC
Goytacaz FC X São Gonçalo EC
Sampaio Corrêa FE X Artsul FC
Campos AA X Angra dos Reis EC
Bonsucesso FC X Descenso Série A
FOLGA: EC Nova Cidade

Comentários